SALÁRIO VEM DE SAL!

Crônicas

Fábio Campos

Na primeira oportunidade que a Bíblia faz uma citação referente a salário, é para predeterminar um castigo: “Tirarás dela (da terra) com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. (...) Comerás o teu pão com o suor do teu rosto” ( ou seja com o salário) GÊNESIS(Cap.3,17-19). E em ROMANOS(Cap.6,23): “...Porque o salário do pecado é a morte”.
Mas será que salário, será sempre sinônimo de castigo, ou algo de penoso para o homem?
A História relata que em Roma Antiga, pelos serviços realizados pelos súditos, merecedores de alguma paga, lhes eram dadas, porções de sal. Pois o sal funcionava como moeda corrente, devido a sua importância e dificuldade de se obter. Daí a expressão salário!
O funcionário público, procurando fugir da maldição, passou a chamá-lo de Vencimentos! Eis ai um nome que realmente combina, pois estão “vencidos” à muito tempo! Deve ser por isso que a polícia se encarregou logo de mudar o nome para soldo, que deve significar algo melhor, talvez saldo de alguma coisa.
E os advogados também trataram de mudar pra honorários, o nome dos seus salários. E hemulimentos é salário de quem?Eu não tenho nem idéia! Ordenado é termo que caiu em desuso. No futebol a remuneração paga aos jogadores ganhou o apelido de “bicho”. Aos Bóias-Frias do corte da cana, os usineiros pagam uma micharia, ninharia no popular: uma “ruela”!
Mensalidades ou quinzenas são pagas dependendo da jornada de trabalho, já a diária é paga pra um diarista. Ao vigilante, se ele trabalha também à noite, paga-se um Adicional Noturno, por insalubridade (Sal de novo!). Assim como os professores que recebiam pelo pó de giz, muito embora pra estes não existe mais.
Os dividendos, é o que recebem entre si os sócios ou acionistas de uma empresa.A qualquer profissional contratado para prestação de um serviço é pago um pró-labore.
O artista, percebe um “Cachê”, pelo seu trabalho, esta expressão deve vir do francês. E com certeza tem haver com “Cash”, dinheiro em inglês, o termo designa também o local onde este é guardado, no caso: os caixas eletrônicos!
Pelos serviços executados por um farçante, meliante ou embustidor paga-se uma propina! Pra profissão mais antiga do mundo, meretriz, mariposa, garota de programa, dama da noite,etc., É pago, um lance, programa ou uma transa, pelos seus “serviços de cama”, que nem precisa necessariamente ser executado em uma! Um calote nesses casos é chamado de checho.
Uma prenda merece receber quem realiza um trabalho exótico,inusitado ou inédito, como o de um aboiador, repentista ou circense.
É comum, pela prestação de um serviço extra alguém receber gratificações. Pra um manobrista, frentista ou garçon, costuma se pagar a “caixinha”. Pra outros produtos e serviços extras no setor público ou privado criou-se o Caixa 2!
E aos parlamentares o que se paga? Pra esses, a designação do que recebem, teria que ser condizente com a função, e com os “árduos trabalhos” que estes realizam. A meu ver, deveria se chamar de Festança, Lambança ou termo semelhante. Pra disfarçar criaram: (mais termo do inglês) o loby!
Em época de festa natalinas, no tempo de nossos pais, era comum se contratar um faxineiro, jardineiro ou lavadeira e pelos seus serviços pagava-se “as festas”! Interessante é que, alguns dos filhos e netos desses profissionais, ainda hoje, perto do natal, procuram essas mesmas famílias pra receber “as festas”. Ainda que serviço nenhum, tenham executado!
Nas extintas frentes de emergência, criadas pelo governo, pelos dias de serviço, era pago aos listados, o que eles mesmos chamavam de “couro de rato”. Quem recebia, era apelidado de Magnú (magro e nu) ou Cassácos, porque fediam muito e cavavam buracos. Hoje, com os novos programas sociais, é pago pelo governo federal, a uma grande quantidade de pessoas sem que nada seja feito em troca: Bolsa-Escola; Bolsa-Renda; Bolsa-Alimentação; Vale-gás, Vale-educação,. E o mais recente: O Pro-jovem, que será pago a determinado número de estudantes para que voltem a estudar. Em alguns pontos, podemos dizer que houve um grande avanço nesses programas! Pois ocorre uma significativa melhora, na auto-estima e na qualidade de vida de quem é contemplado com esses benefícios! Além de gerar capital circulante no comércio.
Há quem profetize, que num futuro muito próximo, a água venha a virar moeda corrente, de tão preciosa que está se tornando. Caso se confirme essa premonição, ao invés de salários, então, o que passaremos a receber aquários?

Comentários