O BANCO DO BRASIL EM LIVROS

Crônicas

Antonio Machado

A minha participação neste semanário, tem sido apenas como poeta sem métrica, como me chama o jornalista Antonio Machado. Porém, hoje, mesmo dentro de minhas poucas limitações, porque sou autodidata, resolvi escrever este artigo no lugar do titular, que, gentilmente, me cedeu seu espaço, em vista de eu tratar de um assunto sobre ele. È que, o Banco do Brasil, Agência da cidade de Olho d’Água das flores, está completando trinta anos de instalada, tendo sido fundada no dia 1º de junho de 1.978, sendo o primeiro gerente, o cidadão José Márcio, que esteve presente as festividades da passagem desta tão auspiciosa data. Em vista desta efeméride, o escritor olhodaguense, Antonio Machado, está concluindo uma monografia enfocando os trinta anos de funcionamento do Banco nesta cidade. Segundo pesquisas do historiador, o primeiro cliente, foi o cidadão Luiz dos Anjos, e a primeira Agencia funcionou num prédio pré-molda construída na Praça Pe. José de Souza Leite, anos mais tarde, a prefeitura fez a doção de um terreno situado na continuação da Avenida Dois de Dezembro nesta cidade, e construiu uma Agência dentro das novas linhas do Banco, enquanto a outra, foi desativada.
O livro do escritor vai enfocar toda trajetória do Banco nesta terra, segundo aquele pesquisador, a citada Agência foi inaugurada na cidade de Petrolina, pelo presidente da Republica de então Erneto Geisel, somente quatro olhodaguense estavam presentes ao ato, eram o então prefeito Orlando Augusto Melo, político Arnobio Silva, Atayde Wanderley Rocha, todos de saudosa memória, sendo apenas o escritor Antonio Machado, é o único sobrevivente dessa odisséia, ele narra todos os pormenores dessa historia fantástica e a atuação do Banco do Brasil ao longo destes trinta anos nesta cidade, sempre fomentando o progresso da região sertaneja.
Diante do fato em tela, o gerente Geral da Agência, Dr. Luiz Carlos com a Gerente de Módulo, Dra. Cátia de Fátima, juntamente aos demais funcionários daquela casa creditícia, montaram uma mega comemoração para festejar a data, várias pessoas foram agraciadas com placas alusivas a data, dentre elas o Jornalista escritor Antonio Machado, que ainda foi o mestre de cerimônia de toda solenidade, que iniciou pela manhã e se entendeu até altas horas da noite, tendo merecido destaque o discurso bem feito do Dr. Luiz Carlos, Gerente geral da Agência, que discorreu com profundidade a historia do Banco do Brasil no país, mencionando que, o Banco do Brasil foi fundado aos 12 de outubro de 1.808, por Dr. João VI, hoje duzentos anos depois, a história continua tão viva quanto atuante do próprio Banco, sendo um órgão de grande credibilidade por seu desempenho e a atuação, tendo enfrentado duas grandes Guerras mundiai, e saiu incólume, mesmo com as turbulência do mercado financeiro, o Banco do Brasil continua com sua historia bonita e cheia de sucesso, concluiu o Gerente, moço educado, competente, sendo Cátia de Fátima, gerente de Modulo, seu braço direito, que no momento lhe ofertou um gaúdio de flores, simbolizando a beleza e a pujança do povo de Olho d’ Água das Flores concluiu que a festa dos trinta anos do Banco nesta cidade dividia com todos funcionários. ( Colly Flores )

Comentários