A Santidade é o mais alto grau da alma humana, levando Santo Agostinho a exclamar: ”a minha alma só descansa no Senhor”. As almas abrasadas do amor divino sentem atraídas busca da santidade, sendo este fato perceptível na vida daqueles que por Deus renunciam o mundo, assim foi à vida do padre Francisco José Correia de Albuquerque.
Numa festa bonita e elegante, tendo como palco, a câmara de vereadores de Santana do Ipanema, na última quinta feira, o afamado escritor Dr. Tobias Medeiros, lançou mais um livro de sua lavra intitulado Padre na academia, para uma platéia seleta numa memorável noite de autógrafos, cuja obra biográfica enfoca com muita grandeza a vida do inolvidável padre Francisco Correia, primeiro pároco de Senhora Santana, homem cheio de fé e preclaras virtudes, tendo falecido com odores de santidade, a sua figura singular de zeloso sacerdote, muitos milagres lhe são atribuídos. A obra em apreço foi escrita pelo irmão de um padre, contando a vida de um padre, e apresentada ao público por outro padre, o hoje pároco de Santana do Ipanema, Pe. Adauto Alves, jovem culto e muito inteligente, que em sua peça oratória, discorreu com muita propriedade traços marcante da vida daquele levita do senhor, toda centrada no livro do Dr. Tobias Medeiros. Biograficamente, Pe. Francisco Correia nasceu nos idos de 1757, no bairro de Saboeiro, em Penedo, nas proximidades do velho Seminário Diocesano, sendo filho do casal José Francisco Albuquerque e Tereza Correia. Foi nesse ambiente, ouvindo as ladainhas dos Franciscanos que, Francisco Correia despertou sua vocação para a vida religiosa, vindo a ordena-se em 1.782, nunca se ateve a uma paróquia por muito tempo, era mais um andarilho e pregoeiro do Evangelho, tendo trabalhado em Traipu, Porto da Folha, Estado de Sergipe, Penedo, Poço das Trincheiras, Anadia, sua vida foi sempre assim levando a palavra de Deus na conquista de todos para o céu. Em Santana do Ipanema existe na Matriz, uma imagem do Cristo na cruz, que fora esculpido por suas mãos seráficas, cuja imagem é muito venerada pelo povo, nesse campo iconoclasta, fez outras imagens que ainda existem espalhadas em igrejas por onde passou. Possuía, também nosso biografado o dom da poesia, vários cantos inclusive com partituras foram escritos por ele, que constam na biografia. Com esta obra, Dr, Tobias Medeiros adentra também, na hagiografia, escrevendo a vida dos santos. Escreveu Dr. Tobias Medeiros adentra também, na hagiografia, escrevendo a vida dos santos. Escreveu Dr. Tobias no preâmbulo de seu livro: ‘’ da história vem o presente, o presente sempre presente-a historio’’ e foi rebuscando estes fatos a vida de um homem santo, numa busca minuciosa e criteriosa que o ilustre escritor chegou até aos milagres deste candidato a santo haja vista, qualidades e virtudes não lhe faltarem.
Era desejo de Monsenhor Delorizano Marques, quando vigário de Santana, piedoso e zeloso sacerdote, tendo feito um excelente trabalho a frente da Paróquia de Senhora Santana, hoje está em Água Branca como edificante vigário daquela comunidade, pois, era desejo seu abrir o processo de beatificação do Pe, Francisco Correia, porém o tempo lhe fora exígua, mas agora esta biografia lançada, poderá torna-se a pedra angular, para que esse sonho venha se tornar uma realidade, embasada nos escritos substanciosos do Dr. Tobias Medeiros. Pe. Francisco Correia foi homem das letras tendo sido membro da Academia de Letras de histórica cidade de Penedo, cuja cadeira hoje é ocupada pelo Dr. Tobias Medeiros. Reconhecendo as virtudes daquele sacerdote, o então Governador de Alagoas, Dr. Osman Loureiro, através do Decreto 2292 de 16 de novembro de 1.937, deu o nome do Pe. Francisco Correia a uma escola de Santana do Ipanema, hoje uma unidade de ensino que é um referencial no Estado.
Comentários