OS SUPERIORES E OS INFERIORES

Reflexões

Avelar Alécio

“A autoridade, assim como a riqueza, é uma delegação da qual terá que prestar contas àquele que dela estiver investido. Não acrediteis que ela seja dada para satisfazer o vão prazer de mandar, nem tampouco, conforme acredita falsamente a maior parte dos poderosos da Terra, como um direito ou uma propriedade” ¹
Esta afirmação contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” me faz ponderar e pensar bastante ante um convite para desempenhar uma função de gestão ou comando. Reflito muito também diante de um período como este em que muitos “lutam” para assumir um mandato. E quando assisto vez ou outra a propaganda eleitoral na televisão me vem a pergunta: “sabem eles a responsabilidade perante Deus do cargo que estão pleiteando”?
Nos informa novamente o Evangelho...”todo aquele que é depositário da autoridade, seja ela qual for em grau de importância, desde um senhor para com seu servidor, até o soberano para com seu povo, não deve esquecer-se de que é um encarregado de almas e responderá pela boa ou má orientação que der a seus subordinados. Vai arcar com as culpas das faltas que estes poderão cometer, dos vícios aos quais serão arrastados em conseqüência dessa orientação ou dos maus exemplos recebidos; mas também, colherá os frutos do seu esforço por conduzi-los ao bem. Todo homem tem, na Terra, uma missão pequena ou grande; seja qual for, sempre lhe é dada para o bem; desviá-la do seu verdadeiro sentido é fracassar no seu cumprimento”.
Nos informa o plano espiritual, através da mediunidade missionária de Francisco Cândido Xavier, que o Brasil tem uma destinação sublime...transformar-se “no coração do mundo e pátria do Evangelho”. Vem do Alto também a informação precisa de que Jesus governa este planeta Terra.
Ambas informações trazem imensa responsabilidade para a religião e para nós habitantes do Brasil e do planeta azul. Por mais difícil seja o momento que estejamos vivenciando não estamos a reboque...Jesus está no leme! Deus traçou um plano para todos nós, a começar pelo planeta que nos acolhe. Todos nós temos um sim uma missão a cumprir, sejamos comandantes ou comandados! E o Evangelho nos alerta mais uma vez: “ Se o superior tem deveres a cumprir, o subordinado também os tem por sua vez e não menos sagrados”.
Portanto, prezado leitor, o momento é de repensarmos nossas ações, e no dizer do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, médico, político, espírita, que viveu aqui no Brasil, “o momento reclama uma tomada de atitude”!
Tomemos todos nós uma atitude já: contribuirmos saudavelmente para o crescimento espiritual, nosso e do planeta!
Ao invés de criticarmos o mau político, procuremos fazer melhor a nossa escolha nas urnas. E ao assumirmos um cargo vamos procurar desenvolve-lo pensando no coletivo. Assim como ao assumirmos um emprego público, honremos o mesmo, vamos desenvolver nossa função com responsabilidade e com amor! Somos todos responsáveis pelos destinos do nosso município, estado e do país!
Pensemos nisto!

Comentários