A MELANCOLIA

Reflexões

Avelar Alécio

“Tem dia que a gente sente como quem partiu ou chegou” diz certa canção...Não importa estejamos sozinhos , arrodeados de gente, com fartura material ou não...falta alguma coisa! Um vazio inexplicável toma conta de nosso corpo, partindo da nossa alma! Muito contraditório, temos tudo, estamos saudáveis...mas é como se faltasse “algo” essencial, importante!

Coisas da alma, acreditem! Somos espíritos imortais criados por Deus simples e ignorantes mas destinados a crescer, a chegar à angelitude um dia! Estamos encarnados, temporariamente presos a um corpo carnal e é como nos sentíssemos presos, como um pássaro na gaiola. Daí às vezes nos sentirmos “aprisionados”, e desejarmos logicamente retornar à liberdade.

Fomos criados livres. A matéria, se por um lado é essencial para nosso aprendizado, torna-se às vezes um farto pesado e que impede-nos de voar como quando estávamos na dimensão espiritual antes de aqui voltarmos. O pássaro canta, mesmo aprisionado, também ele não é dotado de inteligência, de sentimentos, certamente canta por instinto, mas nós...somos inteligentes, temos sentimentos, daí reagirmos através desse estado melancólico quando nosso espírito por um motivo ou outro lembra mais persistentemente da realidade espiritual e anseia novamente a liberdade!
Nossa passagem na carne, vestindo um corpo físico é de fundamental importância. Tanto para nosso aprendizado, novas experiências, bem como nossa contribuição para que o planeta cresça e com ele a humanidade. Daí a necessidade de aqui estarmos. Quando nos sentirmos melancólicos é necessário reagirmos saudavelmente: lembremos primeiro que somos filhos de Deus, e que aqui estamos em aprendizado e temporariamente. Assim sendo se estivermos em dificuldades entenderemos que esta não será perene! E que precisam serem administradas com esse entendimento.

Não queremos dizer com isso que devamos nos acomodar diante dos acontecimentos da vida, não, não é isso! Não devemos é nos desesperar, nos revoltar!

Melancolia obrigatoriamente não será sempre sinal de Depressão! Poderá ser sim “o estado de espírito” que a criatura está expressando naquele momento!

Um abraço a todos!

Comentários