POR QUE DEVEMOS NOS ARREPENDER?

José Vaneir Soares Vieira

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31)

Há apenas uma razão, um motivo para um pecador se arrepender e esta é porque Jesus Cristo merece o louvor, a doração, o amor e a obediência do coração dele. Não porque ele pecador irá para o céu (depois de ser salvo). O arrependimento não é para se buscar o céu, mas o Deus do céu.

Se a única razão pela qual você se arrependeu ou quer se arrepender é para te livrar do inferno, tudo o que você é, é apenas um mercenário que pretende obter um favor de Deus sem qualquer arrependimento sincero no coração. Você estar tentando servir a Deus porque ele irá lhe fazer bem! Estar errada a sua motivação. Não nos arrependemos, não buscamos a Deus para obeter Dele os Seus favores. Isso é pura ganância, interesse.

Porém, um coração arrependido é um coração que tem visto alguma coisa de enormidade do crime de brincar com Deus, de desobedecer a Ele, de viver longe Dele em seus próprios pecados e imoralidades e negar ao Justo e reto Deus a adoração e obediência que Ele merece.

Por qual motivo um pecador deve se arrepender dos seus pecados? Porque Deus merece a obediência e o amor que ele (pecador) se recursou a dar-lhe. Não somente para que ele vá para o céu. Se a única razão pela qual ele se arrependeu é para que ele vá para o céu, então isso é nada além de tentar fazer um acordo ou de uma barganha com Deus.

Por que um pecador deve desistir de todos os seus pecados, suas perversões e vida religiosa vazia? Por que um pecador deve ser desafiado a fazê-lo? Porque Deus merece a obediência que Ele exige! Há pessoas e mais pessoas que não têm certeza da salvação eterna, que estão vivendo com medo da eternidade. A razão é simples: eles estão vivendo em pecado e iniquidade, como poderiam estar seguradas de salvação após a morte. Somente aqueles que nasceram de novo, que se arrependeram e que foram perdoadas por Cristo é que podem ter esta segurança de vida eterna.

São aquelas que vêm a Deus contritas, quebradas e com o sentido de estarem perdidas e se entregam totalmente a Deus para viver para Ele e não mais para o pecado e mundo maligno, que passam a entregar suas vidas a Deus porque Ele é Deus e simplemente isso, porque O amam, O querem e O desejam mais do que qualquer coisa desta vida passageira. Deus é mais importante. Você percebe a diferença entre ir a Deus para fugir do inferno e ir a Deus porque o amor a Ele é mais importante? Você enxerga a diferença de ir a Deus pelo que Ele é e ir a Deus por aquilo que a gente pode receber Dele de bens e coisas? É algúem que se arrepende porque magoou a Deus, porque o feriu e agora quer viver para a glória Dele.

Por que uma pessoa deve ir à Cruz de Cristo? Por que uma pessoa deve estar disposta a ser semelhante a Cristo, morrendo para o mundo pecaminoso, deixando as vaidades desta vida e entregando o seu ser a Ele? Porque é a única maneira de Deus ser glorificado na vida de um pecador!

Se você acha que deve ir a Deus porque vai conseguir alegria ou paz, bênção, fama ou sucesso, então você é um interesseiro, mercenário, alguém que vem a Deus por puro interesse. O mundo está cheio dessas pessoas. As igrejas estão cheias delas.

Há somente uma razão para você ir à Cruz de Cristo: não é para obter vitória ou alegria. Em Cristo você terá todas essas coisas quando sua vida for Dele e somente Dele.

Pense nisso.

Comentários