Pesquisa sobre o sorgo em Santana do Ipanema

João do Mato

A pesquisa foi conduzida nos anos de 1999e 2000, nas Estações Experimentais de Caruaru, São Bento do Una e Serra Talhada, pertencentes à Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária IPA, localizadas nos municípios de mesmo nome, nas mesorregiões do Agreste e do Sertão de Pernambuco. Nessas três localidades, o clima predominante é o semi-árido megatérmico. No Estado de Alagoas, a pesquisa foi conduzida nas localidades de Santana do Ipanema (localizada na mesorregião do sertão, onde predomina o tipo climático semi-árido megatérmico) e de Viçosa (localizada na zona da mata, onde predomina o clima tropical úmido), no ano de 2000.


ALT- altura da planta em cm. PMST- produção de matéria seca total. EUA – eficiência no uso da água.

Santana do Ipanema fica localizada na porção semi-árida do Estado e apresentou uma precipitação de ordem de 370 mm durante o ciclo da cultura. Por outro lado, a localidade de Viçosa fica localizada na Zona da Mata de Alagoas e apresentou uma precipitação pluvial de 1411 mm durante o ciclo da cultura.

Conforme observamos existem no experimento genótipos que se destacam na nossa região como o CSF-15 e SF-25 com 16,36 e 16,06 t/há de Matéria Seca respectivamente. Na média total do experimento tivemos 13,43t/há com o coeficiente de variação de 13,75% para mais ou menos.

Mesmo utilizando a média de 13,43t/há de Santana do Ipanema e sabendo que um animal adulto para sua manutenção necessita de algo em torno 3% de M.S( matéria seca) sobre o peso vivo vemos que é uma quantidade de material seca expressiva.
Como exemplo, tomamos uma vaca leiteira com 450 kg de peso vivo, (15@), que multiplicado por 3% encontraríamos 13,5Kg de ração do sorgo na Matéria Seca necessária para sua manutenção e uma pequena produção de 7l /dia de leite sem necessidade de suplementação de ração concentrada. Esse resultado da média daria para alimentar 2,72 vacas/há ano. E se utilizássemos a maior média do experimento 16,36t/há de MS daria para alimentar 3,32 vacas/há ano, ou uma vaca por tarefa/ano.

É um exemplo muito simples. Numa pequena propriedade de 150 tarefas o produtor plantaria 100 tarefas de sorgo e após a colheita teria ração para assegurar durante um ano um rebanho de 80 vacas leiteiras pela média do genótipo CSF15..
Diante dos dados apresentados, só nos resta uma pergunta: por que não utilizamos os dados apresentados na pesquisa e implementamos as melhorias alimentares do nosso rebanho? Simplesmente, em nosso estado, falta o elo entre a agropecuária e a pesquisa

Vamos aguardar que consertem esse elo que há muito estava quebrado com a ressurreição da EMATER para o bem de todos

Comentários