Por que sentimos Ansiedade?

Diógenes Pereira

A ansiedade é uma emoção natural presente em todos seres humanos, é uma sensação ativada em nossa mente sempre que somos expostos a uma condição de risco, do novo, do difícil e etc. sejam esses fatores real ou imaginário. Pode ser estimulada por momento de incerteza que esteja prestes a determinar nossa vida futura.
Nós seres humanos possuímos em nosso organismo vários mecanismos naturais, as emoções comandam boa parte dessas funcionalidades. A partir do que pensamos e sentimos, nosso Sistema Nervoso Central apresenta reações fisiológicas e psicológicas. A emoção é vivenciada de maneira única e pessoal, sendo entendida como uma reação física e emocional, geralmente estimulada por um sentimento ou acontecimento.
A ansiedade tem seu lado positivo. Imaginem, por exemplo, a ansiedade que antecede um casamento, uma entrevista de trabalho, um teste para retirar a carteira nacional de habilitação, apresentação numa competição esportiva. Nesses contextos a ansiedade tem um papel importante na preparação para chegar ao objetivo com sucesso. Ou seja, quando ela nos faz vigilante e concentrados da execução da tarefa.
Nesse sentido, a ansiedade vem recheada de cuidado que serve como elemento de detalhes importantes na elaboração dos conteúdos e etapas que precisam ser completadas. A falta de cuidado nesses momentos poderia ocasionar em conteúdo sem qualidades e sem detalhes essenciais para se obter bons resultados.
Um nível de ansiedade saudável, ativa em nosso cérebro um estado de alerta e prontidão necessário, estruturando nossa condição emocional para encarar de maneira coerente os desafios que podem surgir.

Quando a ansiedade é exagerada, o indivíduo perde o controle da situação, geralmente cria um bloqueio no raciocínio, cria uma expectativa antecipada que ultrapassa a realidade. Quem sofre de ansiedade excessiva, se percebe em crise emocional, mas acredita que “deveria” estar calma. E piora ainda mais sua crise de ansiedade, por não aceitar e não tolerar sentir ansiedade de maneira incontrolável.

A ansiedade pode ser desencadeada pelas dificuldades dos problemas do dia a dia, seja em casa ou na vida profissional, como também muitos casos surgem de traumas sofridos. O indivíduo sente um misto de ansiedade e aflição, sabendo das reações que se apresentam no seu corpo e se percebe tomado pela ansiedade e não sabe como evita-la, e com isso busca que aquele momento passe rápido para se livrar do sofrimento psíquico.

É bem comum notar em pessoas com ansiedade crônica TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) alguns dos sinais e sintomas:

• Perda de sono; a pessoa não consegue se desligar das atividades do dia a dia.
• Tensão muscular; o corpo sempre acelerado.
• Falta de concentração; pensamento fixado no passado ou futuro.
• Preocupação excessiva; estado de alerta desnecessário.
• Irritabilidade; comportamentos de inquietação e intolerância.
• Falta de Ar; respiração ofegante.
• Sensação que vai morrer.
• Tontura; formigamento e as vezes vertigens.
• Sudorese; em algumas partes do corpo,
• Taquicardia; palpitações e tremores, e etc.

Boa parte desses sintomas surgem pelo fato do indivíduo respirar de maneira deficiente, a respiração é responsável por oxigenar nosso cérebro, e quando isso não está de maneira adequada boa parte desses sintomas listados acima aparece.
Na atualidade as ferramentas e tendências tecnológicas vem provocando grandes impactos psicológicos em pessoas de várias idades, devido aos aparelhos informatizados induzirem as pessoas numa vida cada vez mais frenética. Isso influencia diretamente relacionamentos familiares e sociais. O funcionamento biológico real do nosso corpo não acompanha a velocidade da internet.
O que causa ainda mais sofrimento e crises de ansiedade nessas relações, são os resultados, fatos e acontecimentos que não condizem com nossas vontades, e é natural que essa tendência caminhe para maiores frustrações e decepções, pois quanto mais coisas nós realizamos de maneira desenfreada e impulsiva “na velocidade da internet”, mas encontramos resultados indesejados.
E cada vez mais os relacionamentos acontecem de maneira virtual e artificializada. A ansiedade se alastra desde as crianças aos adultos, muitas vezes é possível ver as consequências pela dificuldade de esperar uma simples resposta na conversa no WhatsApp.
A ansiedade não vai deixar de ser sentida, muito embora, a partir de um acompanhamento Psicológico com ou sem medicação a depender do nível de ansiedade, é possível eliminar os excessos trazendo para pessoa ansiosa condição de lidar com suas problemáticas sem que elas incapacitem suas tarefas do dia a dia.

Comentários