De 25 a 28 abril - 16ª Cavalgada ADOIDADA pelas margens do rio Ipanema até a foz

Esportes

Por Mozart Brandão Barros

Trilha inédita, um sonho será realizado

Cavaleiros realizam de 25 a 28 de abril a 16ª Cavalgada Adoidada. Sairão da cidade de Santana do Ipanema pelo leito do rio Ipanema, ou beirando o mesmo, até a sua foz, a encantada Barra do Panema no município de Belo Monte.

O delta, Barra ou Boca do rio, com a Ilha do Ouro, onde em seu relevo mais alto, se destaca a igrejinha construída pelos freis após a saída dos holandeses(sec. XVII).

No destino ao cavaleiros poderão ver acidade de Porto da Folha, no lado de Sergipe e o majestoso Velho Chico, com suas praias deslumbrantes, irrepetíveis, e seus costões, formam uma vista única e de rara beleza !

O rio Ipanema nasce na Serra de Ororubá, 950 metros de altitude, município de Pesqueira estado de Pernambuco. Em Alagoas, encontra-se instalado na bacia hidrográfica do riacho Gravatá, que com outros afluentes; riacho João Gomes , Dois Riachos e outros riachos menores: Dos Martins , Da Serrinha, Cajarana , Do Cajá do Nêgo e do Timbaúba, deságua no rio São Francisco. Nascente a foz
220 km.

O Ipanema em sua parte mais alta, é possível ver o bioma caatinga nas suas margens. Já mais abaixo, em Alagoas, abundam as propriedades de plantações de milho e criação de gado leiteiro.

Perpassa o Ipanema em Alagoas pelos municípios de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Olivença, Jacaré dos Homens, Major Izidoro, Batalha e Belo Monte.

Para nossa tristeza, pesquisadores nos informaram que a degradação ambiental em toda margem do seu leito é devastadora e continua avançando.

Comentários