Médico santanense recebe Título de Cidadão do Recife

Geral

Por ASCOM Câmara Municipal do Recife

Dr. Sérgio Luiz Azevedo Martins é neto do saudoso santanense Antônio Azevedo Santos

Natural de Santana do Ipanema, sertão de Alagoas, o médico Sérgio Luis Azevedo Martins, 55 anos, é o mais novo Cidadão do Recife.

Dr. Sérgio é filho do casal: José Jezo Araújo Martins e Carmem Silva Azevedo, ela filha do saudoso Antonio Azevedo Santos e D. Beatriz Silva Azevedo.

Ele recebeu o Título da Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (14), por iniciativa do vereador Aderaldo Pinto (PSB). “Esta Casa Legislativa, com a aprovação desse Título de Cidadão do Recife ao doutor Sérgio Martins, nada mais faz do que o necessário e justo reconhecimento aos exaustivos serviços prestados à nossa cidade, assim como também é um reconhecimento à nossa área médica tão importante e vanguardista em nosso Brasil”, disse o parlamentar.

A solenidade foi presidida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), que compôs a mesa com o vereador autor do Decreto Legislativo, com o homenageado; o presidente do Conselho de Administração do Banco Cooperativo (Sicredi-Recife), Floriano Quintas; médico Avelar Loureiro; e advogado Sávio Martins. “Doutor Sérgio é parte daquele sonho do povo do interior que vem buscar a vida na cidade grande, na Capital, e ao chegarem aqui fazem a diferença com muito trabalho e dedicação”, disse Aderaldo Pinto.

O vereador acrescentou que “quem conhece o doutor Sérgio, sabe do seu jeito simples, bastante comunicativo e sempre pronto para um atendimento humanizado. São predicados de quem exerce a boa medicina e características que também acredito que ele deve carregar de suas origens lá atrás do sertão alagoano”.

Aderaldo Pinto fez um breve relato da história do médico Sérgio Luís Azevedo Martins, que chegou ao Recife em 1986, com a finalidade de concluir o Ensino Médio. No ano seguinte, foi aprovado no Vestibular de Medicina da Universidade de Pernambuco, onde concluiu o curso em 1992. Em 1993, foi aprovado na Residência Médica de Cardiologia, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP). Permaneceu em São Paulo, até meados de 1998, quando concluiu a especialização em cardiologia e a Residência Médica em Anestesia.

Após quase 6 anos morando em São Paulo, retornou ao Recife, onde se tornou voluntário, como Cardiologista, no Hospital de Câncer de Pernambuco. Em 1999, foi contratado, como cardiologista efetivo do hospital, onde permanece até os dias de hoje. Lá, já atendeu a mais de 50 mil pessoas, nestes 24 anos. Casado com a também médica Wanda Costa Nava, ele tem dois filhos – Arthur e Beatriz -, que são estudantes de Medicina da Universidade de Pernambuco.

A vida profissional de Sérgio Luís Azevedo Martins, segundo o vereador Aderaldo Pinto, não se restringe ao Hospital de Câncer. Em 1999, também ingressou como médico cardiologista do Hospital Universitário Osvaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco, posteriormente sendo transferido para o Hospital Procape – Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco Professor Luiz Tavares da mesma Universidade. Lá, ele também trabalha até os dias de hoje.

Sérgio Luís Azevedo Martins participa, ainda, do Conselho de Administração do Banco Cooperativo (Sicredi-Recife), da Cooperativa dos Cardiologistas de Pernambuco; e é diretor Médico da Clínica Cardiológica CARDIO-A / Cardiologistas & Associados. Após o discurso, o vereador Aderaldo Pinto entregou o Título de Cidadão do Recife ao médico.

Antes de o médico Sérgio Martins fazer o discurso de agradecimento, o advogado Sávio Martins leu um poema em estilo de literatura de cordel, contando a história do amigo. Em seguida, o médico ocupou a tribuna. Ele registrou a presença de diversos amigos que estavam no plenário, “pessoas que foram importantes em toda a minha vida. Recebo este título com muito orgulho e dever cumprido”.

Ele agradeceu a todos os vereadores e vereadoras que apoiaram a concessão do Título de Cidadão do Recife e citou o pensador romano Cícero, para se dirigir a Aderaldo Pinto: “Nenhum dever é mais importante que a gratidão”, disse. Foi um discurso de agradecimentos não só aos políticos, como também aos familiares e amigos. “Por fim, um agradecimento mais que especial a todos os amigos que fizeram e fazem parte de minha história de vida. Vocês são a família que nós escolhemos. Vocês são imprescindíveis na história de minha vida”.

No final, o vereador Almir Fernando fez suas considerações finais e convidou a todos para ouvir e acompanhar a execução do Hino da Cidade do Recife.

Comentários