Santanense Shyko Farias é homenageado pela Câmara Municipal de Maceió com a comenda desembargador Mário Gusmão

Geral

Por José Malta Fontes Neto - jornalista MTE/AL 1740

Nesta segunda-feira (11), durante uma solenidade no plenário, a Câmara Municipal de Maceió entregou a sua maior honraria, a comenda desembargador Mário Guimarães, ao escritor e professor santanense Francisco de Assis Farias – Shyko Farias.

No seu pronunciamento Shyko Farias inciou saudando agradecendo ao vereador Eduardo Canuto pela indicação da honraria, Disse ser motivo de muita satisfação receber uma comenda de tanta relevância para a sua vida pessoal e profissional. Discorreu sobre a sua chegada em Maceió e a sua caminhada como estudante e depois como profissional e professor da UFAL, assim como sua trajetória exitosa no Handebol brasileiro, que chegou a ser técnico da seleção brasileira. E finalizou afirmando sua paixão por ser nordestino: - sempre fiz questão de dizer que era nordestino, nascido em Santana do Ipanema – Alagoas e residia em Maceió, na cidade das praias mais “feias” do mundo. Dizia sempre que morava em uma cidade que eles escolhiam para passar suas férias, não sei por que razão. A propósito fiz um poema ressaltando este fato intitulado: “Meus Lugares em Maceió”

A entrega da comenda é uma forma do Poder Legislativo do município reconhecer a competência do homenageado. A proposta da comenda foi uma indicação do vereador Eduardo Canuto e aprovada por unanimidade.

Biografia do Homenageado

FRANCISCO DE ASSIS FARIAS – SHYKO FARIAS, nascido em Riacho Grande (hoje Senador Rui Palmeira) município de Santana do Ipanema Alagoas, em 07 de junho de 1947, sou o sexto filho na ordem de nascimento dos doze filhos de Sr. José Vieira de Farias (“Seu Zeca”), falecido em 21 de abril de 1993 e de Dona Aristéa Vieira de Farias falecida em 09 de outubro de 2011. Passou a sua infância e sua adolescência (até os 17 anos) na sua cidade Natal, onde estudou até o ensino primário. Em 7 de novembro de 1964, veio para Maceió trabalhar nas Casas José Araujo, até junho de 1965, após este fato decidiu não mais voltar para Santana e escrevendo para o seu pai contando o fato onde dizia também que gostaria de ficar em Maceió e continuar os estudos; ele respondeu que ele teria 75% de vencer na vida e os outros 25% ele proporcionaria, mas pedia também que não trabalhasse mais pra ninguém até que se formasse.

Estudou durante o ano de 1965 o 5º ano, na Escola Patrulha Nacional Cristã e prestou exame de admissão nesta Escola bem como no Colégio Nossa Senhora das Graças, sendo aprovado nos dois e optou por estudar no Colégio Guido de Fontgaland, no ano de 1966. Em 1967 passou estudar no Moreira e Silva – CEPA, onde concluiu o segundo grau, em 1972. Prestou vestibular em Educação Física em dezembro, realizando seu sonho de criança, na cidade do Recife, na Escola de Educação Física de Pernambuco – ESEF-FESP, hoje Universidade de Pernambuco. Em 1976, retornou a Maceió, prestando concurso público na Escola Técnica Federal de Alagoas, hoje Instituto Federal de Alagoas – IFAL e na Universidade Federal de Alagoas, obtendo aprovação nas duas instituições.

Durante sua vida profissional entre tantas outras atividades exercidas foi:
– Professor de Educação Física e Técnico de handebol, do Instituto Federal de Alagoas, no período de 01/02/1977 a 07//04/2004 (aposentado)
– Professor Adjunto IV do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas no período 01/02/1977 a 31/03/2020 (aposentado).
– Supervisor técnico da Seleção Brasileira de Handebol Masculino (1984).
– Diretor técnico da Confederação Brasileira de Handebol (1983-1985).
– Técnico da Seleção Brasileira de Handebol Feminino (1985).
– Membro do grupo de avaliação técnica das equipes participantes do Handebol masculino e feminino no Pré-olímpico / Pan 1987 Rio de Janeiro.
– Membro da comissão nacional de arbitragem da Confederação Brasileira de Handebol - CBHb (2004 - 2017).
– Membro efetivo do Conselho Fiscal da Confederação Brasileira de Handebol - CBHb. De 2014 a 2020.
– Coordenador do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas - 03/03/80 a 15/05/85.
– Diretor Técnico: Confederação Brasileira de Handebol PERÍODO: 1º/01/83 a 28/05/85
Técnico da Seleção Brasileira de Handebol Feminino -: Confederação Brasileira de
Handebol PERÍODO: 28/05/85 a 1º/01/89

Comentários