Colunistas: A mídia destrói a autoestima.

Literatura

Por Diógenes Pereira

Muitos dos seres humanos não confiam em seu potencial.

Você já se perguntou por que você se compara às outras pessoas e pensa que é inferior a elas? Já percebeu que esse modo de pensar prejudicada suas relações.

Para entender o que causa tudo isso é preciso compreender o que é autoestima.
O prefixo "auto", de origem grega, autós, que quer dizer "a si mesmo". A palavra “estima” vem do latim, aestimar, cujo significado é "apreciar, valorizar". Então de forma bem direta entenda que, AUTOESTIMA “é um conjunto de sentimentos e pensamentos do indivíduo sobre seu próprio valor, competência, beleza, características que se reflete em uma atitude positiva ou negativa com relação a si mesmo”.

A autoestima está conectada com a matriz das suas vivências, ou seja, suas crenças. Na maioria das vezes essas crenças (verdade pessoal) são desenvolvidas pelo que o indivíduo ouve quando criança e adolescente: (você não faz nada direito, você é inútil, você é feia, ninguém vai te querer assim, você não vai chegar a lugar nenhum e etc.). As críticas e ofensas depreciativas sobre suas atitudes, características físicas, de sexualidade, de preferências e etc., vão moldando sua autoestima de forma negativa.

Se ao longo da infância o indivíduo ouve frases de encorajamento, motivação e elogio, é comum que essa pessoa desenvolva uma autoestima positiva.

Clique Aqui e veja o texto completo

Comentários