Enredo e Samba: Beija-Flor junta carnavais do Rio e Maceió na Sapucaí

Cultura

Por G1/RJ

A escola levará para a avenida o enredo 'Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila'. 'Um personagem fabuloso, solar, apaixonado pelo carnaval e pela folia do centro da cidade de Maceió', define o carnavalesco da agremiação.

O desfile da Beija-Flor de Nilópólis para 2024 juntará a corte africana de Rás Gonguila e a tradição da escola da Baixada Fluminense. O resultado promete ser um delírio digno do lendário Joãosinho Trinta, carnavalesco histórico da agremiação.

É um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila. Um personagem fabuloso, solar, apaixonado pelo carnaval e pela folia do centro da cidade de Maceió. Ele se declarou parte da realeza da Etiópia. Isso é carnaval na veia" , afirmou João Victor Carvalho, carnavalesco da escola.”

O enredo mergulha profundamente nas referências do tema para criar a história do desfile na Sapucaí. Alagoas é, segundo as pesquisas, é um dos estados com um dos maiores números de representações culturais do país.

"Isso dá uma mostra da riqueza que o desfile da Beija-Flor vai trazer para a avenida", disse Rodrigo Hilário, enredista da escola.


Na Mirandela, os ensaios lotados mostraram a animação do povo de Beija-Flor com o carnaval de 2024. A escola levará para a avenida o enredo “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”.

A Beija-Flor será a segunda escola a desfilar no domingo de carnaval na Marquês de Sapucaí. Além do carnavalesco João Vitor Araújo, a agremiação conta com Neguinho da Beija-Flor e os mestres de bateria são Rodney e Plínio.


Confira a letra:

Em Maceió
O paraíso deu à luz a um menino
À beira-mar nascia o rei
Que o senhor das ruas deu o seu caminho
Eu acreditei no herdeiro
Da dinastia e das lutas de Zumbi

De Palmares às palmeiras e marés
Da cultura e bravura dos Tupis e Caetés
Ao nobre engraxate um novo horizonte
Real cavaleiro dos montes

Tem mironga, festa da ralé
Malandragem, frevo arrasta-pé
A magia que avoa, o rosário no andor
A cantiga que ecoa é do meu tambor

Gira-mundo feito pião que "gonguila" do jeito
Que eterniza Benedito dos plebeus
Quando encontra a corte africana
A nobreza alagoana realiza os sonhos seus
Vai meu Beija-flor, a soberania popular que traz no batuque de Rás

Num côco, um pouco de samba de roda
E o povo anuncia: é ela!
Delira...
Tem Pajuçara no mar da Mirandela

Aqui é Beija-flor doa a quem doer
Do gênio sonhador a gana de vencer
Tá no meu peito, tá no meu grito
Escola de respeito que coroa Benedito.

Fonte:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2024/noticia/2024/01/05/enredo-e-samba-beija-flor-junta-carnavais-do-rio-e-maceio-na-sapucai.ghtml

Comentários