Integrantes do SCFV de Santana do Ipanema visitam à Serra da Barriga no Dia da Consciência Negra

Cultura

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTE/AL 1740

Remanescentes quilombolas da comunidade Baixio do Tamanduá visitaram o Parque Memorial do Quilombo dos Palmares

Na última segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV/CRAS) do Baixio do Tamanduá, comunidade quilombola, recentemente reconhecida, subiram a Serra da Barriga para uma visita ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares, maior símbolo da resistência negra no Brasil.

A excursão cultural teve o apoio irrestrito da prefeita Christiane Bulhões e a logística perfeita da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, pasta a quem está vinculada o SCFV.

No parque as crianças e adolescentes, acompanhados pelos facilitadores visitaram os principais pontos históricos.

Cordelista Sillavo Cabriel conta um bolco da história de Zumbi dos Palmares, no local onde a história aponta que ele foi assassinado.


O primeiro ponto visitado foi o local em que, segundo a história Zumbi foi assassinado. Naquele local eles puderam ver as reverências, rodas de grupos tradicionais, assim como um pouco da história contada pelo santanense, cordelista, escritor, teatrólogo e remanescente quilombola Silvano Gabriel.

Registro dos integrantes do SCFV no monumento em homenagem ao líder Zumbi dos Palmares


Em momento contínuo foram ao monumento erguido em memória ao líder Zumbi dos Palmares.

No mirante registro com a primeira-dama do Estado de Alagoas Marina Dantas


No parque tem alguns locais onde a pode se ver a altura da Serra da Barriga e o seu entorno, em forma de mirantes. Em um desses os santanense além de ver a belíssima paisagem puderam ser cumprimentados pela primeira-dama do Estado de Alagoas, Marina Dantas que se mostrou feliz em ver a participação deles, aproveitou e mandou um abraço a gestão municipal, por proporcionar esses momentos aos nossos jovens.

Momento de uma roda de samba com os integranted do Maculelê do SCFV.


Nos diversos pontos do parque, grupos culturais, rodas de capoeira fazem suas apresentações e os nossos jovens, liderados pelo professor Luiz fizeram uma mostra resumida do nosso Maculelê. A medida que os jovens faziam sua roda de samba, muitos transeuntes fotografavam e cumprimentavam eles, por manterem a tradição e ancestralidade.

A caravana santanense visitou ainda a casa palacete de Zumbi dos Palmares, a Árvore Sagrada e suas oferendas e passearam por todo o parque.

O dia foi marcado por apresentações de dança, capoeira, shows e diversas homenagens ao grande líder Zumbi, em uma realização da Fundação Palmares e o Governo do Estado de Alagoas.

Pelo semblante dos participantes, observamos que viveram momentos inesquecíveis. E no retorno ouvimos deles a gratidão a gestão municipal de Santana do Ipanema, por proporcionar esses momentos.

Comentários