PROSSEGUIR: Prefeitura de Santana lança programa para diminuir índices de evasão escolar

Educação

Por ASCOM Santana do Ipanema

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira (29), a implementação do Prosseguir – Programa Municipal de Acompanhamento Escolar que tem como objetivo construir espaços de reflexão e ação, com vistas a diminuir os índices de evasão escolar na rede municipal de ensino.


O momento reuniu os secretários municipais de Educação, Júnior Genuíno,de Governo, Renilde Bulhões, além de diretores, professores, pais e responsáveis por alunos.

A iniciativa foi marcada por explanações sobre a execução do programa, que visa garantir que cada criança e adolescente frequentem as aulas e continuem aprendendo.

O Programa vai identificar o aluno fora da escola e tomar medidas necessárias para sua permanência em sala de aula.


PROSSEGUIR PROGRAMA MUNICIPAL DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

O principal objetivo deste programa é promover ações efetivas, garantindo o direito à educação de todos os estudantes, assegurando a matrícula e sua permanência na escola, buscando junto as unidades escolares, possíveis soluções para diminuir os índices de infrequência, evasão e abandono escolar.

O programa se constitui de uma Comissão Central formada por presidente, secretário, mobilizador, supervisor e técnico verificador, composta por técnicos da SEMED e Comissões das Unidades Escolares formada por presidente, secretário, diretor, professor e aluno. A função de cada membro das comissões é definir estratégias efetivas, permitindo um planejamento cuidadoso na identificação de estudantes infrequentes, e propensos à situação de evasão e abandono escolar.

Muitos são os motivos que levam os estudantes a evadirem e abandonarem as salas de aula, estes podem estar relacionados tanto aos fatores externos, quanto aos fatores internos. Com a implementação deste programa, será instituído ações específicas para cada caso, garantindo a integração dos estudantes a escola, de forma acolhedora e respeitosa, despertando seus princípios e valores.

Sendo a educação um dos direitos mais valiosos de uma sociedade democrática, nenhuma criança, adolescente, adulto ou idoso deve ficar fora da escola.

Comentários