Encontro de carros antigos foi atração do V Santana Motofest

Cultura

Por Redação com ASCOM Santana do Ipanema

Durante dois dias relíquias foram expostas na Praça Adelson Isaac de Miranda no Encontro de Carros Antigos. Esses veículos marcaram gerações e trouxeram muitas lembranças para todos que prestigiaram o evento.

O Encontro de Carros Antigos, que aconteceu nos dias 15 e 16 (sexta-feira e sábado), na Praça Adelson Isaac de Miranda, fez parte da programação dos eventos da quinta edição do Santana Motofest. Uma realização da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, com a coordenação do professor Robson França.

Durante os dois dias 128 carros passaram no encontro, sendo que 42 ficaram em exposição.

Alguns carros mereceram destaque no evento:

– Candango DKW verde - 1959 - proprietário Dr. Roberto Salgueiro Silva. Esse veículo trouxe boas recordações do empresário Domício Silva. O Candango foi o único carro de placa preta (*) no evento.



– Ford Landau Branco 1981 – proprietário Cristiano Salustiano (Olho d´Água das Flores). Esse carro pertenceu ao ex-prefeito de Pão de Açúcar e ex-deputado estadual Elísio Maia.

– Aero willys azul – 1968 – Proprietário Bita (Santana do Ipanema). Esse carro está em plena atividade, inclusive participou do ronco de motores.

– Fiat City 147 laranja – 1978 – Proprietário Egnaldo Nunes (Egnaldo Parabólica). Esse ficou suspenso.
– Caminhonete Chevrolet Brasil, versão 3100 - 1959 - Proprietário Clebson Noronha (Noronha Radiadores - Santana do Ipanema). Essa caminhonete participa da Festa de São Cristóvão, transportando a imagem do Protetor dos Motoristas durante a procissão há 8 anos.

Durante o encontro, a prefeita Christiane Bulhões premiou os colecionadores e expositores com um troféu muito especial de participação do evento.

(*) O que é Placa Preta:

Lei criada em 1998 pelo Código de Trânsito Brasileiro a placa preta certifica a originalidade e a “condição especial” do veículo.

A placa preta utilizada em veículos antigos registrados no Brasil indica que é um veículo, nacional ou estrangeiro, fabricado há mais de 30 anos e que conserva um mínimo de 80% de suas características originais de fábrica, (Alguns itens são excludentes, veja abaixo as planilhas de vistoria e respectiva pontuação, faça você mesmo uma previa antes de agendar e veja se seu carro tem condições de ter a placa de coleção)

Para obter o CVCOL – Certificado de Veículo de Coleção , o proprietário deverá “SER, ESTAR E PERMANECER” associado a um “clube de colecionadores”, filiado a “FBVA” Federação Brasi­leira de Veículos Antigos ou credenciado no DENATRAN.

Vistoriadores do próprio clube farão a inspeção no veículo, atestando ou não a sua originalidade.

O Clube é o responsável por atestar a originalidade do veículo mediante laudo de vistoria, documentação e fotos do mesmo (além das fotos, é necessário a vistoria física).

A Resolução CONTRAN Nº 957, de 17 de maio de 2022, dispõe sobre os requisitos para registro e licenciamento de veículo de coleção, passou a vigorar em 1 de junho de 2022.


#PrefeituradeSantana #EncontrodeCarrosAntigos #Motofest #SantanadoIpanema #GovernodeConfianca

Comentários