Junina Beija-flor do Sertão encerra os festejos do São João do Januário em Santana do Ipanema

Cultura

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MT-AL 1740

O Mar de Corisco e Dadá foi o tema deste ano.

A quadrilha junina Beija-flor do Sertão encerrou os festejos do São João do Januário em Santana do Ipanema com uma belíssima apresentação na Praça Adelson Isaac de Miranda.

O tema da quadrilha este ano foi: O MAR DE CORISCO E DADÁ, baseado no livro MEMÓRIAS E REFLEXÕES DE UM FILHO DOA CANGACEIROS CORISCO E DADÁ, (SWA Instituto Editora, 2022), de autoria do professor e economista Sílvio Hermano de Bulhões.

Durante a apresentação a quadrilha apresentou pontos importantes da vida do casal de cangaceiros, sobre a ótica de Dadá, que contou ao seu filho Sílvio Bulhões que os imortalizou em seu livro: Como Corisco Formou seu próprio bando; Dadá ainda menina brincando com as calungas; As rendas no cangaço e a construção dos bornais rendados, implantados por Dadá; O casamento de Corisco de Dadá.

Momento do diálogo entre dois cabras valentes e a formação do Banco de Corisco, proposta por Lampião


O Enredo chegou ao fim com a citação da morte de Corisco que aconteceu em 26 de maio de 1940 e uma grande moldura com o célebre retrato de Corisco e Dada, com base na foto do turco Benjamim Abraão foi exposto no ápice da apresentação.

Após alguns momentos fotográficos, feitos pelo competente fotógrafo Jean Souza, deixamos a gravação da apresentação que foi transmitida on-line pelas redes sociais do Grupo Beija-flor do Sertão.

Comentários