Santa Casa de Maceió: Grupo de Envelhecimento Ativo encerra atividades de 2022

Saúde

Por Flávia Farias/Ascom Santa Casa de Maceió

Inscrições para a nova turma começam em fevereiro de 2023

O ano de 2022 foi de adaptações para o grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió. Após uma temporada de dois anos com aulas gravadas e compartilhadas no canal do Youtube da instituição, o curso retomou as atividades presenciais no mês de julho. No último dia 19, os cerca de 40 alunos, que acompanharam de perto o conteúdo passado pelos profissionais da saúde escalados para esta edição, participaram do encerramento das aulas. O evento teve a presença do provedor Humberto Gomes de Melo.

O projeto conta com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa e tem a participação de médicos de várias especialidades, além de farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais, que se revezam em aulas informativas que abrangem orientações sobre saúde e alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.

A geriatra e coordenadora do projeto, Helen Arruda, destacou o empenho dos alunos e profissionais para o sucesso do Envelhecimento Ativo. “Esse reinício presencial foi maravilhoso. Ficamos dois anos longe, fazendo palestras online. Convidamos colegas para o projeto, e que fazem isso de forma gratuita, sempre às segundas, durante o ano inteiro, para levar informações de que é possível envelhecer bem. E é muito importante a resposta que temos deles. Essa energia não tem dinheiro que pague”, disse.

Provedor Humberto Gomes de Melo participou do encerramento das atividades de 2022 do Grupo de Envelhecimento Ativo


“É muito bom estar perto dos alunos, receber a energia deles, as palavras de carinho que eles têm, e saber que esse grupo é responsável, muitas vezes, até pela melhora física deles. Muitos têm algumas doenças, como depressão, e passam por alguns momentos mais difíceis, e estar no curso faz com que consigam ter uma qualidade de vida melhor”, completou a coordenadora do projeto.

Helen Arruda, geriatra e coordenadora do grupo, com Fátima Braga, uma das representantes da turma de 2022


Para Fátima Braga, uma das representantes da turma, o Grupo de Envelhecimento Ativo tem sido uma benção. “É o primeiro ano que participo e tem sido prazer participar. Me senti lisonjeada, pois são assuntos importantíssimos para a nossa saúde, para a saúde do idoso. Para mim foi divino. Sou uma pessoa muito extrovertida, então foi muito bom fazer amizades”, contou.

As inscrições para a nova turma começam em fevereiro de 2023, com aula inaugural já no dia 27 do mesmo mês. “Esse ano tivemos a restrição por conta da pandemia, então tivemos entre 35 e 40 alunos, mas se não houver nenhum empecilho vamos abrir, novamente, para 100 pessoas”, finalizou Helen Arruda.

Comentários