Das inúmeras belas passagens da Bíblia Sagrada, especificamente no Novo Testamento, sobre o nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, a visita dos três Rei Magos: Baltasar, Gaspar e Melchior ao Salvador recém-nascido tem destaque.
Esse momento foi reproduzido no Natal Encantado de Santana do Ipanema no último sábado (17), na Praça Adelson Isaac de Miranda, promovido pela Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema.
Atuaram no Auto o teratólogo e cordelista Silvano Gabriel e integrantes da ALUMIAR – Cia de Arte e Cultura.
O teatrólogo Silvano Gabriel foi o narrador do auto e os integrantes da ALUMIAR: Naryele (Maria), Gabriel, João Gabriel e Kauã (Reis Magos), personagens da encenação.
Registramos as presenças do vice-prefeito Yuri Pinto e Silva, que representou a prefeita Christiane Bulhões, o secretário municipal de Educação professor Edmilson Genuíno dos Santos Júnior, da diretora de cultura de Santana do Ipanema, professora Gilcélia Gomes e convidados.



O auto foi encerrado com a saudação à Nossa Senhora “AVE MARIA SERTANEJA”.
Três Reis Magos
Os Três Reis Magos foram os três personagens que visitaram Jesus quando ele nasceu. Os nomes deles eram Belchior, Gaspar e Baltazar. O nome Belchior também pode ser encontrado nas variantes Melchior ou Belquior.Cada um dos reis magos ofereceu ao Menino Jesus um presente: ouro, incenso e mirra.
História dos reis magos
Embora sejam chamados de reis, na verdade, os três reis magos eram sábios que viajaram das suas terras com o intuito de visitar o Menino Jesus e adorá-lo.Belchior veio da Europa, Gaspar da Ásia e Baltazar da África.
Diz-se que eram três, mas não há registros históricos que afirmem quantos eles eram. Quanto aos nomes dos três reis magos, também não há referências históricas, sabendo-se apenas que muitos anos depois do acontecimento os mesmos foram atribuídos.
O caminho para Belém, local onde Jesus nasceu, teria sido indicado por uma estrela. A estrela se tornou símbolo do Natal e é conhecida como a “estrela de Belém”.
O fenômeno do aparecimento da estrela não é desvendado pelos astrônomos, os quais continuam a estudar a sua origem.
Fonte: Juliana Bezerra – Professora de História – https://www.todamateria.com.br/tres-reis-magos/
Comentários