Santana do Ipanema, capital alagoana do esporte de aventura

Literatura

Por Fernando Soares Campos

Piloto Pablo Vieira sobrevoando a Serra da Camonga em Santana do Ipanema. O piloto decolou da rampa da cidade de Tanque d´Árca - AL.

Houve época em que a maior atração turística do Nordeste era o próprio turista. Isso ocorria nos tempos em que os administradores públicos acreditavam que as belezas naturais da região e o espírito hospitaleiro do nordestino, por si próprios, seriam suficientes para atrair visitantes que viessem a aquecer a economia local.

Executivos, técnicos, vendedores, representantes comerciais de empresas diversas, entre outros profissionais, em viagem de negócios, encantavam-se com as deslumbrantes praias da região. Assim, muitos deles se programavam para, quando entrassem de férias, usufruir desse paraíso ensolarado, onde, além dos maravilhosos cenários de céu, mar e terra, pode-se também desfrutar de uma das mais apreciadas culinárias do Brasil.

Era uma época em que, no Nordeste, no âmbito das administrações municipais, somente as capitais dos estados possuíam secretarias com atribuições voltadas para o gerenciamento de atividades relacionadas com o turismo.

Até o final do século passado, a política adotada para o desenvolvimento do turismo no Brasil estava centralizada no incentivo à ampliação do parque hoteleiro nacional. Com isso, as capitais nordestinas modernizaram sua rede hoteleira. Maceió, por exemplo, conta hoje com mais de 500 hotéis ("outros tipos de hospedagem são considerados no número total, como flats, resorts, hostels, pousadas e campings", informa o site Buenas Dicas - Viagem Inteligente"), entre os mais simples, que se classificam por uma estrela, até os de cinco estrelas, conforme prestação de serviço, no que diz respeito à localização, ao atendimento, limpeza, segurança e tantas outras atribuições do ramo hoteleiro. Hotel de categoria uma estrela é aquele que atende aos requisitos básicos para o conforto e segurança do hóspede. Cada estrela a mais indica a diferença e a variação de preço entre os hotéis. A classificação por estrela sugere diferenças de infraestrutura, serviços prestados e, consequentemente, o preço da hospedagem. Daí os clientes em potencial fazem a melhor escolha do hotel, de forma que atenda às suas necessidades e poder econômico. Três estrelas, por exemplo, é uma classificação generalizada para hotéis que prestam atendimento a um público-alvo bem específico: o turista.

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