Colunistas: VOU CHEGANDO... por Djalma de Melo Carvalho

Literatura

Por Djalma de Melo Carvalho

Há poucos dias, recebi de Nelson Almeida Filho cópia de extensa e bem produzida biografia de Aldemar Paiva, irmão do nosso colega do Banco do Brasil, Alberto Mário Buarque de Paiva.
Alberto faleceu em 1997 e Aldemar, em 2014.
Antes de iniciar a conversa de hoje, devo dizer que nela tratarei, principalmente, de dois motes, que me foram surgindo enquanto digitava este texto.
O primeiro, o da relação familiar e amistosa entre irmãos, pela necessidade de melhor identificação de ambos na sociedade, no meio social e profissional em que vivem.
O segundo mote referir-se-á a ditados, máximas e provérbios, frutos da sabedoria popular, trazida, possivelmente, pelo colonizador português e arraigada na cultura e na vida do brasileiro.
Aldemar Paiva era ator, radialista, jornalista, escritor, poeta, declamador, compositor, publicitário. Além de ícone do rádio, TV e teatro pernambucanos, ele foi um dos fundadores da Rádio Difusora de Alagoas, em 1948. Dirigiu, por 18 anos, o festejado programa “Pernambuco Você é Meu”, da Rádio Clube de Pernambuco. Alagoano de Maceió, Aldemar Paiva viveu sua vida artística no Recife. Conviveu com Chico Anísio, Nelson Ferreira, Capiba e outros expoentes da cultura pernambucana. Uma vida de glória artística que honrou a cultura alagoana. Seu nome deverá figurar, com toda justiça, na galeria das grandes personalidades históricas de Alagoas.

Cliqaue Aqui e veja a crônica completa

Vale a pena ler o artigo sobre o Aldemar Paiva no site www.historiadealagoas.com.br

Comentários