Seduc faz parceria inédita com a plataforma Canvas para Educação

Educação

Por Ana Paula Lins - Agência Alagoas

Modelo do Canvas para atividades com alunos

Acesso será gratuito para os professores com e-mail institucional; formação acontece no final de outubro e inscrições estão abertas até o dia 08

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou uma parceria inédita e pioneira no Brasil com a plataforma de design Canvas para a Educação. A ferramenta está disponível de forma gratuita para os professores da rede estadual que possuam o e-mail institucional da Seduc, disponibilizando recursos que tornarão aulas mais dinâmicas e interativas. O acesso à plataforma já está liberado e o cadastro pode ser feito pelo link www.canva.com/edu-signup a partir dos e-mails com domínio professor@educ.al.gov.br ou @educ.al.gov.br No final do mês, a Seduc também fará uma formação específica para a plataforma.

A Canvas é a plataforma de design mais usada do mundo, disponibilizando recursos que dinamizam as aulas, como infográficos, apresentações e demais ferramentas desenvolvidas especialmente para educação. O uso desta ferramenta é possível graças à parceria entre a Seduc e o Google que, em maio, propiciou a criação de 180 mil contas de e-mail institucionais para que professores e estudantes tivessem acesso ilimitado do Google for Education, aos recursos de uma das principais plataformas educacionais do mundo.

“É uma plataforma com muitas funcionalidades e que acrescenta muito ao aprendizado, possibilitando aulas mais atrativas, auxiliando tanto os professores que trabalham online como aqueles que estão desenvolvendo atividades para serem impressas neste período de isolamento social”, comentou Ednaldo Firmino, coordenador do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex).

Como usar – Após fazer o cadastro na Canvas com o e-mail institucional da Seduc, o professor vai receber, neste mesmo e-mail, um pedido de confirmação. Com o acesso liberado, ele terá à sua disposição mais de 900 templates, ambientes colaborativos para trabalhar com os alunos, ferramentas de design, entre outros recursos.

“O Canvas for Education é uma ferramenta que estimula o pensamento criativo e as habilidades em novas tecnologias que são tão importantes para a sala de aula atual. Por meio de nossa parceria, os professores terão acesso a todos os recursos premium que foram pensados para o educador e as dinâmicas de sala de aula. São mais de 60 mil modelos que incluem desde infográficos, calendários, planejamento de aula, milhões de imagens, gráficos, animações, templates exclusivos em um ambiente novo e colaborativo para envolver seus alunos. E por estarmos completamente integrados ao Google, o professor pode convidar seus estudantes e outros colegas professores a partir do Google Sala de Aula, de onde poderá importar seus contatos”, explicou Karla Assis, especialista em Marketing Digital e responsável pelo programa de Parcerias da Canvas Brasil, durante live realizada nas redes sociais da Seduc no último dia 1º.

Também presente na live, o Professor Doutor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcos Barros, aponta outros benefícios da plataforma, “A Canvas possibilita um ambiente colaborativo, mas também permite trabalhar cada aluno de forma personalizada. Quando o estudante conhece a Canva, ele primeiro vai se encantar para seu uso pessoal e, posteriormente, verá que essa mesma ferramenta poderá ser usada também nos seus estudos. Lá é possível, por exemplo, participar de uma gincana online, produzir um e-book com vários autores”, pontuou Marcos.

Formação – Para que os professores da rede estadual possam se familiarizar melhor com a Canvas, a Seduc vai promover, no final deste mês, uma formação. Para participar, basta se inscrever nos links https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfN4DJ58m3Em7yZU18J5j7SAMH1Kvmo7ABRzRvDIcmlOcydyg/viewform ou https://play.google.com/store/apps/details?id=com.canva.editor (para quem fizer o cadastros pelo celular). As inscrições vão até quinta-feira, dia 08 de outubro.

A formação será realizada no período de 19 a 23 de outubro pelo Google Meet. No dia 13, será enviado e-mail ao participante com as informações de acesso para o momento formativo. “Essa formação demonstra a preocupação da Seduc em fomentar o uso da tecnologia na rede estadual”, frisa Ednaldo Firmino, coordenador do Efex.

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