CINZA: COR OU ELEMENTO QUÍMICO?
Quando criança, eu acreditava que a Quarta-feira de Cinzas, tinha esse nome porque ao invés de pó, talco ou maisena. Permitido era somente, melar as pessoas com cinzas, naquele dia. Era a forma da inocência, querer prolongar os dias de folia. Seguindo esse raciocínio, teríamos a quinta-feira da sopa, a sexta-feira do mel etc. A igreja trouxe-me a verdade: Tomamos uma cruz de cinza na testa, para marcar o início da quaresma. Tempo de conversão, perdão, penitência, caridade. Para que lembremos: “porque és pó, e ao pó te hás de tornar.” Livro de Gênesis: 3:19, Bíblia Sagrada”
A Quarta-feira de Cinzas, marca também para a igreja, o início da Campanha da Fraternidade que este ano traz como tema: “Fraternidade e Superação da Violência”; e como Lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt. 23,8). Sempre tive a curiosidade de saber por que o ano litúrgico é classificado por uma dessas 3 letras do alfabeto: A,B ou C.
“A Constituição Sacrosanctum Concilium [1963-Papa Paulo VI] Determinou: O rito romano, utilizado nas celebrações da Igreja Católica possui um conjunto de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos perpassando os domingos e as solenidades. Divididas em anos: A, B e C. No ano “A” a leitura principal segue o Evangelho de São Mateus; no ano “B” o Evangelho de São Marcos e no ano “C” o Evangelho de São Lucas. O Evangelho de São João é reservado às ocasiões especiais. Para se determinar qual é o ano: A, B ou C. Para a letra “C” os anos cujo resultado da soma seja divisível por 3. Letra “B” divisível por 2; e Letra “A” por 1. Por exemplo: 2018: 2+0+1+8= 11 = 2 este ano é ano “B”. Fonte: rumoasantidade.com.br”
Clique Aqui e veja a crônica completa
Colunistas: Cinza: Cor ou Elemento Químico - por Fábio Campos
CulturaPor Redação 21/02/2018 - 01h 24min Arquivo Pessoal

Comentários