Os integrantes da Mesa Permanente de Responsabilidade Educacional retomaram as atividades na tarde desta segunda-feira, 30, na Sala de Imprensa Ari Cipolla, no Palácio República dos Palmares. Em pauta, planejamento da matrícula para 2010, reposição de aulas, gratificação funcional de difícil lotação para servidores (difícil acesso), reforma de escolas e chamada de concursados e monitores.
A secretária adjunta de Educação, professora Cícera Pinheiro, informou que as reformas de escolas, contempladas através do Programa Geração Saber, não irão atrapalhar o andamento das aulas. ?Nós já temos 52 com convênios fechados. Em 15 unidades o serviço já foi iniciado?. A secretária garantiu que o serviço já está sendo executado, por exemplo, nas Escolas Estaduais Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios; Dom Otávio Aguiar e Alfredo Gaspar de Mendonça, em Maceió.
O superintendente de gestão da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Neilton Nunes, evidenciou que está sendo feito um levantamento da capacidade física e, também, de atendimento das escolas da rede estadual para que se possa projetar o número de vagas que serão ofertadas em 2010. ?Só depois da conclusão desse diagnóstico é que teremos um número real sobre esta questão?, declarou.
Neilton adiantou, ainda, que nesta terça-feira, dia 1, deverá ser publicada, no Diário Oficial do Estado (DOE), portaria sobre a reposição das aulas ? referente ao período de paralisação dos professores ? onde cada unidade de ensino deverá reunir seu Conselho Escolar para elaborar e aprovar o seu calendário de reposição dos dias de atividades paralisadas.
Nunes destacou que, logo após a elaboração e aprovação desse calendário, ele deverá ser encaminhado à equipe técnica de inspeção da respectiva Coordenadoria de Ensino, e, em seguida, encaminhado à Gerência de Normatização e Legislação de Ensino da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para publicação no Diário Oficial. ?As Coordenadorias Regionais de Ensino terão até o dia 16 de dezembro para entregar estes calendários escolares?.
Em relação à seleção de professores monitores, Laudirege Fernandes, integrante da Mesa de Responsabilidade Educacional e reitora da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), explicou que foram inscritos 10.521 candidatos. Deste montante, foram aprovados 6.003 concorrentes. Os demais, explicou, foram excluídos porque não atenderam as exigências do edital. 1.267 pessoas entraram com recursos. Laudirege informou que 100 delas obtiveram êxito.
Mesa Permanente discute demandas da educação
EducaçãoRicardo Moresi - ASCOM - SEED 01/12/2009 - 00h 10min Valdir Rocha

Comentários