Realizado em Santana do Ipanema o Seminário ? Educação para a Paz nas Escolas

Educação

Da Redação com Assessoria de Comunicação PMSI

Prof. João Roberto de Araujo

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (27) o seminário Educação para a Paz nas Escolas cujos temas foram: Como nasce a violência no ser humano? O que fazer para prevenir? O quer fazer para enfrentar a violência existente? Reflexões para todos que enfrentam, no dia-a-dia, o fenômeno da violência nas escolas e na comunidade.

O evento teve inicio com a formação da mesa, composta pela prefeita Renilde Silva Bulhões Barros, Givaldo Carimbao (Deputado Federal), Jardel Aderico (Secretário Especial de Promoção da Paz do Estado), Maristela Pozitano (Coordenado do Eixo de Educação da SEPAZ), Prof. João Roberto de Araujo, Profª Maria Aparecida Silva dos Santos (Representante da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Silvana Aparecida Sparapan Belfort de Melo), Sidneicley Luiz (Representante dos Diretores das Escolas Municipais), Profª Cícera Maria de Matos (representante dos Coordenadores Pedagógicos das Escolas Municipais) e Vandete Maria de Jesus ( Representante dos Professores da Rede Municipal).

Antes da palestra usaram da palavra o deputado federal Givaldo Carimbão e a prefeita Renilde Bulhões , ambos destacaram a importância do seminário para as ações nas escolas municipais de Santana do Ipanema.

O Palestrante ? Prof. João Roberto de Araujo, é Mestre em Psicologia Social pelo USP; Professor visitante no centro de Mudanças Educacionais da Universidade da Califórnia; Estudioso da cultura grega antiga e ex-professor de mitologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto ? SP; Orientador de Programas de Desenvolvimento de cultura da paz e não-violência, em vários municípios brasileiros; Palestras no exterior: Suíça, Tailândia, Índia e Estados Unidos da América.

O projeto da inserção da disciplina, a ser iniciado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, objetiva formar uma consciência de solidariedade social que contribua para o crescimento moral e a aquisição de valores éticos que guiem o comportamento do indivíduo na família e na sociedade. A escola é o lugar mais adequado para a disseminação de valores humanistas, é onde se adquirem habilidades e se forjam projetos de vida. Com essa concepção, o processo de ensino?aprendizado amplia-se na prioridade do saber pelo pensar e fazer, como também do ser e conviver, promovendo, assim, harmonia entre as exigências do indivíduo e da sociedade, favorecendo o enriquecimento coletivo na cooperação e fraternidade. O município de Santana do Ipanema deu nesta sexta-feira o primeiro passo para a implantação deste projeto na educação com a palestra do Prof. João Roberto de Araujo, que trouxe para os presentes no evento uma nova perspectiva de educação, violência e paz nas escolas. Estiveram presentes e participantes na palestra e treinamento a prefeita Renilde Bulhões e o deputado Givaldo Carimbão que foram os articuladores para trazer este programa para o município.

Comentários