A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), vai ofertar graduação superior para professores que trabalham em escolas rurais e de movimentos sociais no campo.
O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) está sendo coordenado pelo professor Antônio Lúcio e já foi aprovado pelo MEC.
De acordo com o projeto, a Uneal vai ofertar 60 vagas para professores que trabalham em escolas rurais e para educadores que participam de projetos sociais no campo.
O curso, com duração de quatro anos, terá 3.400 horas e será dividido em semestres.
Antônio Lúcio disse que o projeto vai democratizar o acesso dos professores rurais ao ensino superior. Ele citou como exemplo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2006, apontando que a escolaridade média da população do campo é de quatro anos, enquanto a dos que residem na área urbana é de 7,3 anos.
O coordenador do curso esteve reunido com a reitora Laudirege Fernandes e com a pró-reitora de Graduação, professora Elizete Balbino, para a definição do processo de elaboração do edital do processo seletivo, que deve ser publicado nos próximos dias.
Uneal ofertará programa de graduação para educadores camponeses
EducaçãoDavi Salsa 16/09/2009 - 18h 00min Davi Salsa

Comentários