Segundo o coordenador do núcleo do Canal do Sertão, Ricardo Aragão, o cronograma de obras será concluído em fevereiro de 2010, um mês antes do previsto
A primeira etapa do Canal do Sertão, que vai do quilômetro zero ao 45, deverá ser concluída em fevereiro de 2010, um mês antes da data prevista. A informação foi ressaltada pelo superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Infraestrutura e coordenador do núcleo do Canal do Sertão, Ricardo Aragão.
?Até o fim da semana estaremos discutindo e reorganizando o cronograma, mas já estamos prevendo que este primeiro trecho esteja concluído em fevereiro do próximo ano, um mês antes do que havíamos previsto?, disse Ricardo Aragão.
Atualmente a obra está sendo realizada no quilômetro 38, em fase de escavação e serviço de terraplanagem. Para o serviço, 350 homens trabalham no local. Segundo o superintendente, se o tempo estabilizar sem chuva será retomado o revestimento do canal com concreto, o que aumentará a mão de obra em mais 300 homens.
?Se o tempo continuar firme estaremos retomando a concretagem, porque com chuva não podemos trabalhar com o concreto. Essa é a etapa da obra que mais consome mão de obra então estaremos com mais 300 homens na construção?, disse. Ele explicou que a partir do retorno do trabalho com o concreto será concluído o quilômetro 20, o retorno do revestimento de canal e a continuação da construção da ponte canal cinco.
O superintendente frisou ainda que com a conclusão desta primeira etapa, a adutora que beneficia os municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Mata Grande, Inhapi e Canapi, será interligada ao canal o que acabará com o problema de interrupção de abastecimento de água para consumo humano nos municípios, abrindo a possibilidade, inclusive, de beneficiar outros povoados destas cidades.
?A interligação da adutora acaba com essa intermitência da água para esses municípios que hoje são abastecidos pela mesma?, falou Aragão.
Principal obra hídrica do Programa de Aceleração do Crescimento em Alagoas, o Canal do Sertão conta com recursos de 592 milhões de reais e consiste na construção de 250 quilômetros de canal de Delmiro Gouveia até Arapiraca, beneficiando 900 mil pessoas em 42 municípios.
Primeira etapa do Canal do Sertão deverá ser concluída antes do prazo
Canal do SertãoVeruscka Alcântara - Agência Alagoas 16/09/2009 - 13h 30min Divulgação

Tonada de água do Canal do Sertão em Delmiro Gouveia
Comentários