Comunidade de Cacimbinhas protesta contra fechamento da agência do BB

Geral

Valderi Melo

O fechamento da agência do Banco do Brasil no município de Cacimbinhas, a 185 km de Maceió, continua enfrentando protestos da comunidade e da classe política local. Na tarde de ontem (9) a Câmara de Vereadores realizou uma sessão extraordinária a pedido do prefeito em exercício Wladimir Wanderley (PMDB) para discutir com a comunidade ações que possam cobrar da superintendência do BB em Alagoas a reabertura da agencia local.

A agência bancária de Cacimbinhas está fechada desde o dia 4 de agosto. A decisão foi da superintendência do BB em Alagoas por conta dos constantes assaltos ocorridos contra a agência, que tem sua estrutura física toda de madeira, o que facilita a ação dos bandidos. Em quatro meses a agência sofreu três assaltos. O prefeito Wladimir Wanderley esteve com o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, pedindo apoio para que houvesse um reforço no efetivo policial do município que fica próximo da dívida de Alagoas com Pernambuco.

Em seu pronunciamento na Câmara, Wladimir Wanderley, informou que tem procurado resolver a situação junto à direção do banco para garantir a reabertura da agência local, mas tem encontrado dificuldades por conta da fragilidade que o prédio onde está instalada a mesma apresenta. ?Cheguei a conversar com o senador Renan Calheiros e o vice-governador do Estado, José Wanderley [de quem é sobrinho] para que intercedam pela reabertura do banco, mas até agora nada ficou resolvido?, disse Wladimir.

?Como prefeito eu não poderia deixar de dar satisfação a nossa comunidade, já propus ceder um terreno para que o banco se instale, mas o que não posso fazer é fechar escola para instalar a agência do banco. Tenho feito todos os esforços para garantir a reabertura da agência e agora só depende da direção do banco, pois o gerente já comunicou que a agência está pronta para ser reaberta, mas que não depende dele e sim da direção geral e do setor de segurança aprovar a medida. A gente precisa mostra que a comunidade tem voz ativa?, acrescentou.

Prejuízos ao comércio

O fechamento da agência bancária tem causado prejuízos ao comércio local, que em sua maioria vive das vendas a funcionários públicos e aposentados do INSS. Dessa forma, os aposentados são obrigados a se deslocarem a outros municípios, como Major Isidoro, Palmeira dos Índios e Dois Riachos para que possam receber seus benefícios, utilizando o dinheiro para fazer compras no comércio dessas cidades. Dessa forma, os comerciantes locais sofrem prejuízos, pois perdem de vender a essa parcela da comunidade.

O comerciante Sebastião Batalha ? que já foi prefeito do município ? falou em nome dos comerciantes do município e informou durante a sessão extraordinária da Câmara Municipal que chegou a ceder um prédio de sua propriedade para que a agência do BB possa ser transferida para um local mais seguro. Ele lembrou que o banco tem mais de 30 anos em Cacimbinhas e não pode simplesmente de uma hora para outra fechar suas portas e causar prejuízos a toda população, funcionários públicos e principalmente aos comerciantes locais.

Os vereadores Eduardo Doro, presidente da Câmara, Emanuel Tenório de Bulhões, Ângela Maria Barros Lustosa e Paulo Teixeira Pinto, se posicionaram contrários ao fechamento da agência bancária e anunciaram um movimento junto à comunidade local para elaborar um abaixo-assinado a ser levado à direção do BB em Alagoas cobrando a imediata reabertura da agência de Cacimbinhas. Os vereadores acusaram o banco de não cumprir com as suas obrigações com a comunidade, mesmo cobrando taxas exorbitantes com a agência fechada.

Como decisão tomada foi definida a instalação de uma tenda em frente à agência local para recolher assinaturas da população em um abaixo-assinado. Na próxima semana, o documento deverá ser encaminhado pelo prefeito Wladimir Wanderley ao superintendente do BB em Alagoas cobrando uma posição final sobre a reabertura da agência de Cacimbinhas. Participaram ainda da sessão os vereadores José Pastora e Adriano Silva, além das secretárias de Educação, Ana Regina Wanderley e de Administração, Izabela Valença.

No final da sessão extraordinária da Câmara, o prefeito Wladimir Wanderley, vereadores e a comunidade saíram em passeata até a agência do BB para um protesto contra o fechamento e a falta de uma decisão por parte da superintendência para reabertura da mesma.

Comentários