Curso capacita agentes de segurança e saúde ao atendimento de emergência no Sertão

Polícia

Assessoria de Comunicação do 7º BPM

9º GBM do Corpo de Bombeiros promove Curso de Atendimento Pré-Hospitalar

Atropelamento no Centro da Cidade de Santana do Ipanema, confusão, multidão se aglomera, a viatura da Polícia Militar chega ao local, isolado o local, organizado o trânsito, dois membros da guarnição abordam a vítima, um imobiliza a cabeça e pescoço, para evitar lesões na coluna cervical, o Corpo de Bombeiros é acionado, mais curiosos param, a Unidade de Resgate chega ao local, sinais vitais são analisados, as feridas são tratadas e os membros fraturados imobilizados, oxigênio é administrado à vítima. Ouve-se uma contagem, ?prancha no joelho, no tempo 3: 1, 2, 3.? De forma simétrica o vítima já imobilzada na prancha é erguida e colocada na maca. O motorista do veículo envolvido se exalta, é abordado pelos policiais, reage e é preso. As duas viaturas seguem, o Resgate para o hospital e a viatura de polícia para delegacia. Término do simulado.

O treinamento que movimentou Santana do Ipanema, distante 220 km da Capital, marca o encerramento do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar, que formou vinte e três socorristas prontos para atuar em situações de emergências de trauma, afogamento, parto entre outros. O curso contou com uma carga horária de 140h/a, durante três semanas, entre exposições teóricas e oficinas de prática. A turma composta por praças e oficiais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar além de técnicas de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, ?concretiza a integração de órgãos públicos, numa área onde o objetivo principal é salvar vidas?, disse o Tenente-coronel Romeiro, comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, ?procedimentos mais eficientes, somente ocorrem quando se treina?.

?Esperamos que os alunos do curso, agora sejam disseminadores dos conhecimentos em seus ambientes de trabalho?, comentou o tenente Bruno, coordenador do curso. Novos ciclos de instruções estão programados, visando alcançar a tropa como um todo, além de preparar o pessoal da saúde para implantação do SAMU na região.

Assessoria de Comunicação do 7º BPM
com informações do 9º GBM

Comentários