Manifesto as Marias, e a uma em especial

Crônicas

Por Mozart Brandao Barros.

Conheci Suely há mais de 35 anos e algum tempo depois, já namorando, descobri que antes do nome Suely, tinha Maria. Como amo Maria! Como gosto de pronunciar Mariiiia! Minhas duas irmãs e minha mãe também tinham o primeiro nome Maria.

Maria consegue ser um nome singelo, modesto, comum e simples e ao mesmo tempo, Maria se torna um nome forte, primeiro, próprio, único, extraordinário. De pronuncia às vezes suave e sonora, em outras grave e marcante.

No Brasil existem 21 milhões de Marias. (fonte: Estadão). Não importa a quantidade, sim o nome intenso e belo de se pronunciar: Mariiiia! Quantas santas com este nome? Quantas ilustres e também desconhecidas Marias existem neste mundo? Basta citar a mãe de Jesus. Maria, de origem bíblica, significa mulher que ocupa o primeiro lugar. Lindo!

Existem muitas Marias mães, esposas, filhas, e santas dignas de louvarmos. Quero neste escrito, discorrer da Maria minha mãe, minhas irmãs e minha esposa. Como foram importantes e são em minha vida. Quanto amor, dedicação e desprendimento tiveram e têm com as pessoas e comigo. Obrigado mamãe MARIA BRANDAO! Obrigado Maria da Assunção. Obrigado Maria Irene, (Nena, em memória). Obrigado Marias!

Entre as Marias e todas as pessoas, algumas são especiais, e entre as especiais poucas marcaram e registraram seus nomes na história. Entre as poucas pessoas especiais neste mundo, cito com convicção uma Maria, que Deus e quem conhece e convive com ela sabe o quanto é especial: MARIA SUELY. Excelente filha, irmã, esposa, mãe, amiga, competente e dedicada profissional. Dadivosa, leal, amorosa e magnânima pessoa em todos os sentidos. Maria, seu nome significa pra mim amor incondicional. Maria que ocupa o primeiro lugar. Maria gigante e desmedida fé em Deus e Maria que com extremada simplicidade e discrição arrebata o sofrimento de outrem sofre e chora junto. Maria que deseja ser serva de todos. Esta é Maria Suely. Obrigado Deus, por me conceder uma pessoa tão especial. Hoje a pessoa mais ilustre em minha vida. Parabéns quem “traz no corpo a marca Maria. É um dom, uma certa magia”. (Milton Nascimento). “Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, ter gana, quem traz no corpo a marca Maria, Maria, Maria.” Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!

Comentários