SAUDADES

Reflexões

Joaquim Oliveira Chagas

Ah tempos maravilhosos... Ainda me vejo sentado no muro alto ou seria baixo? da casa de Sr. Euclides junto com toda a turma: Álvaro Abílio (Bia), Emílio Chagas, João de Dona Helena, Cesário, JUNIOR e os piralhos: Tácio, Mano, Daniel e Ricardo, a conversa não tinha rumo certo ia desde o dia-a-dia da Escola a indefectíveis piadas sem graça, mas como diz o ditado o maior encanto da juventude é rir sem ter razão. Ou se improvisava com duas pedras fazendo vez de gol no meio da Rua Martins Vieira uma pelada atrapalhando o trânsito, que trânsito? Só passava o carro de Sr. Domicio, Bartolomeu e Jugurta. Reminiscências, mas como fomos felizes, Grupo Escolar Padre Francisco Correa, Colégio Estadual, etc.
Lá pelas 21horas Sr. Nilson apontava na esquina vinda do Senado que ficava ao lado da capela de N. S. de Assunção em frente à Toca do Pato, que já foi um dia chamado de Pinguim. Bastava um assobio e todos se dirigiam com um boa noite e um inté amanhã. Meu amigo JUNIOR nada de Junior da CEAL, Você é JUNIOR de Sr. Nilson de Dona. Socorro Granja irmão de meu querido amigo BIA, de CESARIO, de Gleide, de MANO e de Daniel.
Hoje me vem à lembrança a poesia de John Donne: “Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. E de Miguel Sousa Tavares:
"E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."
Portanto, um pedaço de mim que se vai também. O mundo se torna mais triste, mais como bons cristãos temperados na fé no nosso Senhor e Salvador cremos .. . Que habitaremos na casa do Senhor por longos dias Sl. 23,6.
Requiescat in pace Meu Amigo.
JOAQUIM OLIVEIRA CHAGAS

Comentários