Neste ano de graça de nosso Senhor Jesus Cristo, 2009, a ACALA. Academia Arapiraquense de Letras e Artes, està a completar 22 anos de sua existência, (1.987-2009), diante deste fato tão auspicioso, seu presidente atual acadêmico Cláudio Olimpio dos Santos juntamente com os demais confrades de seu quadro, resolveram escrever e publicar uma obra enfeixando a biografia dos escritores de seu quadro além de alguns artigos. Planejado tudo se encaixou, e na ultima reunião do mês de maio, foi lançada a citada obra, um trabalho primoroso com 178 páginas, destinada a pesquisa, mormente para àqueles que desejarem conhecer mais sobre a ACALA.
Na ocasião, o presidente daquele sodalício das letras, escritor Cláudio Olímpio, disse de sua alegria em entregar aos acadêmicos e a sociedade arapiraquense, uma obra daquele porte, pois muito engrandecia sua gestão, que já esta na terceira vez consecutiva. Na ocasião, coube a confreira escritora Madalena Menezes fazer uma retrospectiva sobre o centenário de Dom Hélder Câmara, dentro de uma pesquisa abalisada e bem feita, haja vista a primorosidade no que faz, Madalena, deixou seu trabalho de pesquisa muito mais bonito, enfocando com muita propriedade fatos da vida daquele missionário que dizia: “não sou poliglota, mas me comunico com todas as nações, através dos meus gestos e meu sorriso”. Já o acadêmico Dr. Roberto Lúcio leu um texto com várias definições sobre o amor, traduzido em vários idiomas, que tão bem se coadunou com a pesquisa de Madalena, porque Dom Hélder falava do amor, na mesma ocasião, o acadêmico Dr. Judá Fernandes distribuiu um livreto de sua lavra, sendo em literatura de cordel, onde ele enfoca um passeio entre família as serras gaúchas, sendo um trabalho de fôlego dada sua verve poética.
No livro ACALA, historia e vida o leitor irá conhecer os meandros dessa instituição, que no próximo dia 12 de junho, fará vinte e dois anos de atividades em Arapiraca e toda região sertaneja, com uma vasta programação para comemorar seu aniversário.
A CALA., nasceu sob o signo do progresso com os olhos no futuro, e como guardiã da cultura de um povo, vem aos poucos conquistando, em breve estará funcionando em sua sede própria graças o aval do prefeito de Arapiraca, Dr Luciano Barbosa que também é membro da ACALA. Os escritores que se reunem mensalmente, para deliberar as ações e estratégias concernente ao bom andamento e funcionamento da entidade já conta com mais de quarenta membros sócios afora os correspondentes, todos com o mesmo ideal, fazer valer a cultura, e agora com o lançamento da obra que conta toda sua história, certamente , ela conquistará novos rumos dentro da cultura de sua gente respaldada no compromisso de cada escritor. Como um dos membros da ACALA, posso dizer que ela hoje se impões no Estado por seu trabalho de coerência dentro da cultura, pois o pequeno grupo inicial cresceu e deu frutos, nos livros escritos e publicados por seus membros abordando os mais variados assuntos pertinentes a cultura.
Comentários