Para os estudiosos o título deste artigo, talvez seja uma redundância, porém para o caso que pretendo enfocar, ele bem se adéqua adredamente. Estávamos em 1º de janeiro de 2005, naquela data auspiciosa, tomava posse como 9º prefeito de Olho d´Água das Flores, o cidadão Dr.Carlos André Paes Barreto dos Anjos, conhecido como “Nen de Humberto,ou prefeito Nen”, num pleito austero, dentro de uma eleição limpa, correta e acima de tudo, sublimada pela soberania do voto popular dos eleitores.
Quem é o prefeito Nen? Perguntar-me á leitor. Ora, Carlos André é filho do ilustre casal D. Ana dos Anjos e o cidadão Humberto dos Anjos, ela de tradicional família “Barreto” de Maceió, moça de fino trato e educação esmerada, literata de escool, culta e inteligente ao falecer aos 28 de agosto de 2008, deixou em sua residência a maior biblioteca da cidade, cujo acervo cultural, certamente, passará para casa da cultura da cidade, ele Humberto dos Anjos, comerciante, político e fazendeiro, tendo governado o município em duas oportunidades pelo voto soberano do povo, homem honesto e cumpridor de seu s deveres,nasceu, pois, Carlos André nesse lar, pode-se dizer que foi em berço de ouro, teve uma educação esmerada, sob os olhos vigilantes de seus pais, mormente de sua extremosa mãe, professora Ana dos Anjos, que o formou engenheiro, encaminhando-o para a vida.
Anos mais tarde, o comércio e a política, fascinaram-lhe a vida, quando o povo de sua terra o elegeu galhardamente prefeito de sua cidade. Ao longo de uma gestão bem sucedida, com um respaldo de trabalho a toda prova, o credenciou a um segundo mandato, assunto este que nos ocuparemos numa outra oportunidade. Em sendo o prefeito Carlos André dos Anjos, homem de visão, procurou implantar uma política voltada para a população, sempre procurando fugir das raias do clientelismo, por ser essa arte uma nodoa dentro política, procurou sempre dinamizar os trabalhos pertinentes a população, levando o cidadão a se conscientizar de seus valores morais e culturais, imprimindo-lhe a condição de ser ele mesmo um co-gestor no tocante a geração de emprego e renda, vendo em cada olhodaguense um parceiro na construção do desenvolvimento do município.
Para que tudo isto funcionasse a contento, teve, pois, o prefeito Nen, a sublime idéia de logo que tomou posse, reunir todos segmentos da sociedade para um planejamento a nível de administração, haja vista ser resultado daquele certame, protótipo de seu governo nos futuros quatro anos que se seguiam. Com esta súmula em mãos, o Dr. Carlos André dos Anjos, iniciou sua caminhada gloriosa, mesmo áspera, sem deixar de se prazerosa, pelo trabalho que ia fazendo e os frutos que foram surgindo nas comunidades. Elegeu como pontos básicos de sua gestão a saúde, educação e a agricultura, procurando acerca-se dos melhores profissionais nessas áreas, e o resultado foi promissor. Empenhou-se na profilaxia, na contenção das doenças, por meio de esclarecimentos a população, multiplicando as agentes de saúde, que tiveram suas profissões regulamentadas por lei, pagando-as em dia, devolvendo-lhes a autoestima pelo trabalho, fazendo-lhes valer a cidadania. A unidade de saúde mista, foi ampliada com a contratação de novos profissionais, passando a funcionar o centro cirúrgico Pref. Humberto dos Anjos, inaugurando no dia 02/12/2006, porém a primeira cirurgia só ocorreu no dia 16 de janeiro de 2007, pelo cirurgião Dr. Miguel Cajé, tendo como anestesista o Dr. Carlos Eduardo, sendo os pacientes José Silvino Pereira da Silva, operado de hérnia e a senhora Maria Mônica Farias da Silva, com uma cesária . A saúde bucal, desdobra-se em vários profissionais dessa área. No atendimento ao público, o hospital na cidade e os postos de saúde no interior do município, levam a saúde a comunidade.(nb.: no próximo artigo continuarei).
Comentários