PILATOS SEM PILOTO: SENDO CONFRONTADO COM JESUS - I PARTE

José Vaneir Soares Vieira

Texto base: (João 18.33, 34; 19.7)

Estaremos realizando uma série de reflexões a respeito da pessoa de Pilatos, então Governador quando do julgamento humano de Jesus Cristo, uma vez que ele foi uma das peças principais desse evento, sendo que os textos que relatam esse momento da vida de Pilatos nos mostram um homem desorientado, sem direção e rumo: um Pilatos sem Piloto!

Primeiramente encontramos Pilados diante do Filho de Deus. Ele, Pilatos, estar diante do próprio Deus, não diante de um homem, uma pessoa humana, mas diante do Criador do mundo. Pilados é ali confrontado, estar cara a cara com Deus e ele se choca ante essa realidade.

Veja o texto de João 19.7,8: "Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei, e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus. E Pilatos, quando ouviu esta palavra mais atemorizado ficou". Pilatos ao ser confrontado com Jesus e sabendo ser Ele o Filho de Deus e Deus mesmo, fica em completo temor e tremor, pois ele sabe que a Divindade estar ali bem diante dele. Quanta responsabilidade, quanto privilegio, quanta riqueza em suas mãos, quanta salvação diante de si mesmo. Quanta oportunidade de perdão, de fazer o bem, de se reconciliar com Deus, de obter a salvação eterna da alma. Mas ele, Pilatos, joga fora tudo isso por causa do temor humano, do respeito às pessoas. Ele joga tudo fora por causa do mundo que o fustiga.

Todos nós somos confrontados por Deus, pela mensagem do Evangelho de Cristo. Nós não somos inocentes, indesculpáveis diante Dele, pois as pessoas têm ouvido a respeito Dele, de Sua salvação e da necessidade de viver para Ele e preparar-se para a vida após a morte.

As pessoas são como Pilatos diante de Cristo: sempre sendo confrontadas, expostas à luz do Evangelho, nuas diante da realidade da Grandeza de Deus. Indesculpáveis ante a Majestade do Criador de todas as coisas. Absolutamente cientes do Sacrifício de Cristo na Cruz! Certas da graça ofertada por Cristo a todos os homens. Notificadas diariamente da bondade do Criador quando acordam pra vida e vivem a vida humana sem pensar Nele.

Sabe, todos nós somos alvos da graça comum de Deus dia a dia. Somos tocados permanentemente pela misericórdia do Altíssimo quando Ele nos concede Seus benefícios na vida: acordar, comer, falar, respirar, pensar, andar... Todas essas coisas comuns da vida são expressões claras da graça comum de Deus a todos nós. Jesus diz que o Pai "faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos" (Mateus 5.45).

E o que o ser humana demonstra por essa bondade confrontadora? Ingratidão, desonra, afronta e outros adjetivos mais que clamam contra o próprio homem. Não adianta o ser humano dizer que não conhece a grandeza de Deus e o Seu amor, porque esse amor é demonstrado de maneira palpável na vida. Por tal razão é que Paulo diz que os homens conhecem essa manifestação do poder de Deus pelo mundo visível e invisível "para que eles fiquem indesculpáveis" (Romanos 1.20).

Portanto, essa confrontação é claro para você. Você estar diante de Deus como Pilatos estava diante de Cristo. Você estar frente a frente com o Criador de todas as coisas. Não há desculpa, não há justificativas plausíveis, não há como negar esse fato. Perceba as coisas que você já recebeu de Deus de maneira extraordinária. Veja os favores divinos, as bênçãos. E o que você têm feito com elas e como você tem se postado diante Dele?

Deus te confronta a fim de que você se volte para Ele em arrependimento. Para que você tenha Nele o perdão dos pecados e a salvação eterna da sua alma.

Continua...

Pense nisso!

Comentários