O PIERRÔ, A COLOMBINA E O ARLEQUIM

Fábio Campos

Noutra crônica nossa, anterior a esta. Falamos sobre “As Sete Maravilhas do Mundo Moderno” que aparecem no quase octogenário, Almanaque Sadol - 2018. Cuja lista atualizada recentemente por meio da internet [2005 – com apoio da UNESCO] o nosso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, encabeça a lista. Desde então, nasceu-nos uma dúvida. E a pergunta encontramos igualzinha na web: “Se o cinema é a sétima Arte, quais seriam as outras?”

“São a música =1; a dança =2; a pintura = 3; a escultura = 4; a arquitetura = 5; e a poesia = 6. No final do século 19, o cinema foi inventado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. No século 20 Ricciotto Canudo, intelectual italiano radicado na França, escreveu o “Manifesto das Sete Artes”. Nele Canudo define o cinema como a Sétima Arte, por ser a arte plástica em movimento, aquela que consegue congregar todas as outras em uma só. Extraoficialmente outras artes também recebem numeração, como a fotografia = oitava; os quadrinhos = nona; e os games= décima. Fonte: mundoestranho.com.br”

As vésperas de vivermos mais um carnaval, que tal sabermos quem são, e de onde surgiram: O Pierrô, O Arlequim e a Colombina?

“São personagens de um estilo teatral conhecido como “Commedia dell Arte, nascido na Itália do século XVI. Cuja origem foi influenciada pelas brincadeiras de carnaval. Uma alternativa a chamada Commedia Erudita, de inspiração literária, que apresentava atores falando em Latim, naquela época uma língua já inacessível à maioria das pessoas.

PIERRÔ = Seu nome original era Pedrolino, mas foi batizado na França, do século X1X, como Pierrot, e assim ganhou o mundo. O mais pobre dos personagens. Vestia roupas feitas de sacos de farinha, tinha o rosto pintado de branco e não usava máscara. Vivia sofrendo e suspirando de amor pela Colombina. Era vítima preferida das piadas em cena. Suas vestimentas, atitudes e maquiagem, inspirariam todos os palhaços de circo.

PANTALEÃO = O mais conhecido dos personagens patrão, representava a elite da sociedade italiana. Tirano, avarento, desajeitado e galanteador, também chamado de “O Velho” e “Mercador de Veneza” (expressão que deu título a uma peça de Shakespeare).

ARLEQUIM = Servo de Pantaleão, era um espertalhão, preguiçoso e insolente, que tentava a todos convencer da sua ingenuidade e estupidez. Entrava em cena com passo de dança e um grade repertório de movimentos acrobáticos. Adorava pregar peças nos outros personagens. Outra de suas marcas registradas era a roupa [desenhada] de losangos.

COLOMBINA = Era o pivô de um triangulo amoroso que ficaria famoso no mundo todo. De um lado o apaixonado Pierrô, do outro o malandro Arlequim. Para despertar o amor deste último, a romântica serviçal do patrão Pantaleão, cantava e dançava graciosamente nos espetáculos. Fonte: mundoestranho.com.br”

Agora, vamos à etimologia das palavras. Noutra pesquisa descobri que “Pierrô” [português] ; “Pierrot” [Francês] significa bobo, tolo, lunático, e que sua origem mais remota vem do “Bobo da Corte” figura folclórica, criada para divertir a realeza. É substantivo Comum de 2 gêneros, o feminino é: Pierrete. “Arlequim” por sua vez é sinônimo de saltimbanco, farsante, trapaceiro, malicioso, figura associada ao Coringa. “Arlequinal” é adjetivo correspondente, e significa algo maquiavélico. Colombina “Pombinha”, substantivo; [diminutivo de “Pomba”, do Italiano: Colomba] Masculino: Colombo. Fonte: Dicionários na web”

Como uma coisa puxa outra. De onde vem a expressão: “Ovo de Colombo?” “Muitas vezes nos deparamos com um problema de difícil solução aparentemente, mas após alguém ter a ideia de “como fazer” e pô-la em prática, a solução passa a ser óbvia e simples demais. Fonte: wordpress.com”

“Sassassaricando todo mundo leva a vida no arame
Sassassaricando a viúva, o brotinho e a madame
O velho na porta da “Colombo” É um assombro Sassaricando.
Marchinha de Carnaval.”

“A Colombo” aqui citada foi a mais famosa, hoje centenária, confeitaria de Copacabana, no Rio de Janeiro.

FRASES PARA CAMISETAS DE CARNAVAL:

“AÇAI...ASSA AÍ QUE EU COMO.”
“NÃO SOU PROGRESSIVA, MAS FAÇO SUA CABEÇA.”
“NÃO ENCHA MEU SACO. ENCHA MEU COPO.”
“O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
USE-ME COM MODERAÇÃO.”

Piada na internet: [só pra encher o saco!]

“Sabia que no Brasil tivemos um presidente chamado Prudente de Morais?
-E depois?...
-Uns Imprudentes, outros Imorais.”

Dois Bêbados no Bar:
-Quer ver que eu consigo morder meu olho esquerdo?
-Quero...
O primeiro bêbado, tira o olho esquerdo que é de vidro, e morde.
-Quer ver que eu consigo morder meu olho direito?
-Ah! Esse eu pago pra ver!
-Então paga um litrão!
-Ok! Pago.
-O bêbado tira a dentadura e morde o outro olho.”


Fabio Campos, 07 de Fevereiro de 2018.
UM FELIZ CARNAVAL PARA TODOS.

Comentários