NADA POR DIZER...

Fábio Campos

“Então Deus disse: Que a terra faça brotar vegetação, plantas que produzam sementes e árvores frutíferas, cujos frutos contenham sementes sobre a terra, de acordo com a sua espécie. E assim foi. A terra fez brotar a vegetação, plantas que produzem sementes de acordo com a sua espécie. E Deus viu que isso era bom. Passaram-se a tarde e a manhã, esse foi o terceiro dia. Livro de Gênesis Cap. 1; Vs 11-13. Fonte: Bibleon.com”

MANGAS. Enquanto escrevo, dentro de uma sacola umas mangas, bem aqui ao meu lado. São muito bonitas, [Fazem-me lembrar Alceu Valença]. Ganhei-as, de um amigo. Frutas ganhas tèm outro sabor. Vistosas, pintadas de amarelo de um lado, avermelhadas do outro. Vontade de tocá-las, sentir a maciez de sua pele. O cheiro aguçando-me o paladar. Lembram-me uma “Natureza Morta”. Paro e penso: qual sentido acende-me mais a fruta? A grande diversidade de espécies que existe: manga rosa, espada, coco, Tommy, Palmer etc. Tem nomes de mangas impublicáveis! A criatividade humana, a depender do formato, enaltecem os genitais de homens e mulheres.

“Ganhado ou ganho? Quando usar um e outro termo: Ganhado se usa com os auxiliares TER e HAVER: “TINHA GANHADO”; “HAVIA GANHADO”. GANHO é antecedido do ver “SER” e “ESTAR”: “É GANHO”; “ESTÁ GANHO”. Modernamente, há uma forte tendência pelo uso de “GANHO” com todos os auxiliares citados. Fonte: Google.com”

Todos os dias quando acordo, na lembrança vem-me uma música. Não especificamente “uma música”. Mas, uma qualquer. Por exemplo, tem uma de Renato Russo que começa com as primeiras palavras desse parágrafo. Pode me acontecer de vir lá da infância ou adolescência. Assim, oportuna véspera de carnaval é possível brotar-me antigos frevos.
“Subi a ladeira do Farol/ Fiquei no mirante a olhar/ Os raios dourados do sol/ No azul imenso do mar/Olhei a cidade sorriso/ E vi Maceió tão feliz/ Mostrando tanta riqueza/ Ao povo desse país. By Pitanga.”

SIRIGUELA. Estou com sorte pra ganhar frutas. Ontem, foi um tanto assim de Siriguela. Se fosse eu, encarregado de escrever um tratado sobre essa fruta, diria: tem o sabor do pecado. Pois queremos sempre degustá-la com uma bebida alcoólica forte! Sua semente é amundiçada! Toma conta praticamente de quase todo o fruto. Enquanto que sua carne [polpa] suculenta, é um manjar dos deuses.
“A siriguela [ou ciriguela, ou seriguela, ou ceriguela] nome científico: Spondias purpúrea L. Possui 18 espécies, sendo 06 delas encontradas no Brasil. Nativa da América Central, é de fácil adaptação a climas tropicais, áridos e semiáridos. Rica em vitamina C, e fibras alimentares. É ótima para reduzir a incidência de câncer de cólon.O fruto é ainda chamado de Ameixa-da-Espanha, cajá vermelho, ciroela, e jacote. Fonte: diariodonordeste.verdesmares.com.br”

“AMUNDIÇAR, verbo[AMUNDIÇADO adjetivo] : Sem educação, de mau comportamento, grosseiro, rude. Fonte: dicionáriobrasileirodaLínguaPortuguesa2.”

Uma campanha publicitária na tevê, mais especificamente na rede Globo de Televisão, sobre o próprio jornalismo da emissora. Tem essa música de fundo:
“Eu não sei dizer/ Nada por dizer/ Então eu escuto/ Se eu não entender/ Não vou responder/ Então eu escuto/ Eu só vou falar/ Na hora de falar/ Então eu escuto/ Lá,lá,lá,lá...

É a música “Fala”, interpretada por Ney Matogrosso. É composição de João Ricardo, Lunil e Zé Rodrix. É a última faixa do primeiro álbum da banda “Secos e Molhados”, 1973”. A música traduz um pouco do que sinto, do meu silêncio, das últimas semanas, sem nada escrever. Talvez seja isso. O caju, não podia ficar de fora.

CAJU. Sempre que me perguntam: que fruta eu mais aprecio? Lá me vem ele à boca. Palavra doce que um dia falei pra alguém! Entremeada de saliva. Pra mim fruta temporã, de fim de ano. Até carnaval os cajueiros mais atrasados ficam carregados! Os maturis do cercado de Seu João Augustinho [ pai do amigo, professor e confrade Manuel Augusto Azevedo] lá na infância costumavam vingar-se de nós, meninos traquinos, enchendo de nódoas nossas roupas. Garantia de uma boa “pisa” de mamãe.
“MATURI: Palavra indígena, usada nos estados do Nordeste brasileiro, para definir um caju novo. Também a castanha verde do caju usado como ingrediente na culinária. By José Luiz – SP Fonte: dicionarioinformal.com.br

“PISA: Substantivo feminino: Ato de pisar; Sova, surra, tunda [nordeste brasileiro]. Fonte Google.com”
Pronto. Taí. Mais uma crônica. Feita de frutas, músicas, lembranças. E eu, pensando que não teria, por um bom tempo NADA POR DIZER...

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
MAIS VERDADES ABSOLUTAS:
SABIA QUE O CARRO MAIS RÁPIDO DO MUNDO, É O CARRO QUE CORRE MAIS QUE TODOS OS OUTROS CARROS?
SABE O QUE DISSE O FAZENDEIRO QUE ROUBARAM SEU TRATOR? -FUI ROUBADO!
SABIA QUE VOCÊ PODE SALTAR DE PARÁQUEDAS, SEM PARÁQUEDAS? MAS SÓ UMA VEZ!

JOÃOZINHO NA AULA:
- NA FRASE: “O ARTISTA JÁ TEM MAIS DE 20 ANOS DE CARREIRA”. Aonde está O SUJEITO?
-Pôxa! Professora! Deve está muito longe. Né? 20 anos correndo!

BODE GAIATO, JUNIN na Aula:
-VOCÊS SABIAM QUE OS SERES HUMANOS SÓ CONSEGUEM ENXERGAR O QUE ESTÁ ATÉ 5Km DE DISTÂNCIA?
-ISSO NÃO É VERDADE PROFESSORA! A LUA MESMO, ESTÁ A 3.800Km DE DISTÂNCIA E NÓS CONSEGUIMOS ENXERGAR!

Fabio Campos, 31 de Janeiro de 2024.

Comentários