GUERRA, PAZ E VODKA

Fábio Campos

Um professor de matemática, amigo meu, disse-me por estes dias, haver grande probabilidade de ocorrer à terceira guerra mundial. Tal afirmativa vinda de uma mente (fria e) calculista fez-me quedar perplexo. Seria mesmo possível vivermos, enquanto humanidade, novamente uma realidade tão brutal, tão cruel?

Preferi fugir. Refugiar-me no mundo das palavras. Um primeiro questionamento: Por que a palavra “guerra” (em português) é tão diferente de “war” (guerra em inglês)?
“A palavra Guerra vem do germânico “Werra” que inicialmente não era atribuída ao conflito sangrento, mas algo relacionado a discordância, como por exemplo, algo originado de uma discussão verbal, que poderia no máximo, terminar num duelo. Atualmente o termo está relacionado à luta armada entre nações, diferentes etnias, partidos de uma mesma nação que guerreiam por motivos territoriais, econômicos e ideológicos. Guerra se refere também a arte e a burocracia militar. FONTE: By professora Deise Maria Antonio Sabbag site: jornal.usp.br”

Como vimos, a origem vem nos mostrar que não são tão diferentes assim. Quanto à palavra “Paz” (português), muito se assemelha a mesma, escrita em outros idiomas: “PAIX = Francês; PACE = Italiano; PAZ = Espanhol; PAX = Latim; ELPNUM = Grego; MNP = Russo; MNP = Ucraniano. FONTE: translate-into.com”

Vieram-me por esses dias, lembranças da década de 70, quando vivíamos o tempo da “Guerra fria”, entre os blocos dos países comunistas(socialistas) e capitalistas. Toda a classe de artistas, escritores e intelectuais da época foi muito influenciada pelo que vivíamos naquele momento. Muito nos marcaria o poema do cantor e compositor Vinícius de Moraes “A Rosa de Hiroshima”, uma forma de protesto contra as explosões de bombas atômicas, sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a segunda guerra mundial. A composição foi criada em 1946, é parte de uma Antologia Poética. Em 1973 os versos foram musicados na voz de Ney Matogrosso da banda “Secos e Molhados”. “A Rosa de Hiroshima: Pensem nas crianças mudas telepáticas/ Pensem nas meninas cegas inexatas/ Pensem nas mulheres rotas alteradas/ Pensem nas feridas como rosas cálidas/ Mas não se esqueçam da rosa, rosa de Hiroshima/ A rosa hereditária, rosa radioativa/ Estúpida e inválida A Rosa com cirrose/ A antirosa atômica/ Sem cor sem perfume/ Sem rosa sem nada. FONTE: culturagenial.com”

Em 1979, escrevi uma poesia intitulada O Homem, A Bomba, inclusive já publiquei no meu blog [fabiosoarescampos.blogspot.com] em 04/09/2021. Diz assim: “Ele tem pesadelos/ Ela dorme/ Ele odeia/ Ela é paciente/ Ele ignora seu temor/ Ela brilha/ Ele explode, eleva-se, mata/ ela fica... Fica na história. 16/04/1979.” Em 19/10/1979 compus uma outra poesia intitulada “Pombinha Branca em que digo assim: “Cá estou... Nessa gravura de um belo exuberante(...) Todos estão além. e há Frieden! Lipavn! F’ft! Paix! Peace! Pace! Paz...” Hoje pergunto-me intrigado, onde fui encontrar a palavra Paz em tantos idiomas diferentes, se não existia ainda o Google?

Voltando ao meu amigo, professor de matemática, à respeito da Rússia, país ao qual tem ele estudado, disse-me que a palavra “Vodka” significa “Água”. Isso nos incitaria à pesquisa: “A palavra “Vodka” que em russo é sempre no feminino. Tem a mesma raiz de água “Voda”. O termo foi consolidado entre os séculos XIV e XV, e foi mudando de direção com o tempo. O primeiro significado autônomo que se tinha era “vinho”. Porém no século XIX e XX foi usado pela primeira vez para designar bebida alcoólica de graduação forte, produzida pela fermentação de grãos ou batatas. FONTE: oquee.com”
A propósito “Guerra e Paz” é o título de uma grande obra, de um escritor russo, Liev Tolstói (1865), um romance vivido durante as guerras napoleônicas na Rússia. Li-o na minha juventude. Ainda hoje recomendo.

UM POUCO DE HUMOR [Do Watsapp] PRA ENCERRAR

“TÁ MAIS BARATO SUSTENTAR UM JUMENTO COM PÃO DOCE, DO QUE UM CARRO COM GASOLINA.”
“O DIA DA MULHER seria dia 06 de Março. Ela porém, se demorou tanto se arrumando que só deu pra comemorar no dia 08. Também foi criado o DIA DO HOMEM, mas ele é tão desleixado que nem se lembra quando é”
“A Cerveja está mais barata que a Gasolina portanto: BEBA, NÃO DIRIJA!”
BODE GAIATO. O MÉDICO LIGA:
-BIO, RAPAZ ! AO INVÉS DO REMÉDIO PRA DIARRÉIA EUTE PASSEI UM CALMANTE. E AÍ, COMO VOCÊ ESTÁ?
-TÔ BEM...CAGANDO, TRANQUILO, TRANQUILO...

FABIO CAMPOS, 13 de Março de 2022.



Comentários