DJAVANEANDO NUM COMECINHO DE JULHO.

Fábio Campos

N a juventude admirava Bandeira, Drummond, Clarice, Cecília, Quintana. Hoje, encantam-me José Geraldo Marques Wanderley, Walney Menezes, Lucinha Nobre, Goretti Brandão.

MANHÃ. De manhãzinha, o clarão do dia nem despontara ainda no horizonte, da janela converso com Deus. Digo a Ele do quão grato sou, por encontrar-me ali, por encontrá-Lo ali. No silêncio, e na solidão daquele céu. E de poder lembrar o quanto tão pequeno sou. Diante da sua infinita grandeza. E entre minhas orações, recordar de um professor de biologia, assim como eu, que fez uma fantástica descoberta. E que compartilhou nas redes sociais. Tão interessante que compartilharei com vocês, aqui nesta crônica. “O NOME DE DEUS ESTÁ NO NOSSO DNA. Todo artista, dizia o professor, assina seu nome em algum lugar de sua obra. O corpo humano é uma obra de arte, autografada por seu autor: Deus! O nosso DNA segue um padrão ligado por pontes de aminoácidos que se alternam por letras do alfabeto C.G,T,A isso em português. Se trocarmos por números usando o alfabeto em hebraico idioma original da escrita do nome de Deus chegaremos a: 10, 5, 6 e 5. Curiosamente as quatro consoantes hebraicas conhecidas como tetragrama, escritas da direitas para a esquerda: Yud (10); Hay(5); Vav(6); Hey(5) no final soa diferente. Essas letras transliteradas para o português ganham a forma de YHWH, ou YHVH cuja pronúncia é Jeová ou Javé. Fonte: indicatu.com.br

“Solidão de manhã/ Poeira tomando o assento, rajada de vento/ Som de assombração, coração/ Sangrando toda palavra sã. Açaí Djavan [do álbum ‘Luz’ 1982]”

TARDE. Uma jovem engenheira concedia entrevista a nossa tão conhecida tevê Gazeta de Alagoas. Seu corpo e seu cabelo moreno tomavam quase toda a telinha, tendo como pano de fundo a nossa tão querida “Cidade Sorriso” Maceió! Dizia da importância que seria para aquele bairro, a construção de um... Boulevard? “BOULEVARD: A palavra francesa, originalmente se referia ao topo reto (passarela) dos muros das cidades medievais. Existem também versões de que a palavra origina-se da expressão em francês “Boule Verte” que significa “Bola Verde”. Tal explicação viria das inúmeras bolas verdes que caíam das árvores plantadas nas laterais das avenidas. Fonte: Bing.acunt.com”

“Eu não sei se vem de Deus, do céu ficar azul/ Ou virá dos olhos teus? Essa cor que azuleja o dia/ Se acaso anoitecer, e o céu perder o azul/ Entre o mar e o entardecer/ Alga marinha, vá na maresia...Azul do álbum É Azul de 1987. ”

NOITE. Ela só poderia ser uma professora de português. E como toda professora de português, era belíssima! Na telinha do aparelho celular, deu-me uma excelente aula, de apenas 20 segundos. Assisti várias vezes! E valeu a pena cada uma! “O Superlativo Absoluto Sintético de CHIQUE não é “Chiquérrimo”, é CHIQUÍSSIMO! O diminutivo de MOTO, e FOTO não é: Motinha e Fotinha, é MOTINHO E FOTINHO! O Futuro do Subjuntivo do verbo ELE VEM (3ª Pessoa no Presente do Indicativo), não é: “Se você VENHE!”, e sim: “SE VOCÊ VIER!” O correto não é “Sofrência” e sim: SOFRENÇA! FONTE: Redes Sociais”

“Cantar é mover o Dom/ Do fundo de uma Paixão, Seduzir/ As pedras, Catedrais, Coração/ Amar é perder o dom. Pétalas, Djavan, do álbum de 1981.”

Uma moça, eu nem a conheço, olhando-me nos olhos disse assim: “As palavras BEM e MAL ambas tem 3 letras; AMOR e ÓDIO ambas tem 4 letras; MENTIRA e VERDADE, ambas tem 7 letras. Cabe a cada um de nós, qual queremos utilizar! Isso faz toda a diferença.”

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR:
FRASES QUE SÓ OS BRASILEIROS ENTENDEM:
ESCUTA só pra Você VÊ?
A LUZ dormiu ACESA!
Não VI nem o CHEIRO!
Só vou quando o SOL ESFRIAR!
TEM mas ACABOU!
EU fiquei preso DO LADO DE FORA!
EU mesmo num FALO NADA!

DOIS MATUTOS CONVERSANDO
-Quando tu vai pro Forró é pra BEBÊ ou NAMORÁ?
-Eu vô pra NAMORÁ mas as Muié num me qué, aí eu vô BEBÊ!

UM CASAL EM CASA
ELE assistindo TEVÊ. E ELA lavando as Louças. Aí aparece um doente numa cama de hospital. E ELE Comenta:
-Tais vendo Mô! Quando eu tiver assim numa vida vegetativa. Vivendo intubado tomando líquido! Ligado por Aparelhos, pode desligar tudo! Prefiro morrer!
A mulher não contou conversa. Desligou a Tevê, o Celular, o Aparelho de CD. E derramou a cerveja do condenado!

Fabio Campos, 03 de Julho de 2023.

Comentários