Santana do Ipanema - sábado, 24 de junho de 2017
  Informação
Assistência Social
Cultura
Curiosidades
Economia
Educação
Entrevistas
Esportes
Geral
Moda & Beleza
Opinião
Polícia
Política
Religião
Saúde
Sexualidade
Turismo
Vídeos
  Especiais
Canal do Sertão
Especiais de Domingo
  Serviço
Documentários
Eventos
Galeria de Fotos
Guia de Negócios
Literatura
Shows e Festas
  Interativo
Fale Conosco
Mural de Recados
Rádio Portal Maltanet
Webmail
 

Instale o Flash Player para visualizar este vídeo.

Vídeos
04/02/2011

Apagão atinge oito estados do Nordeste na madrugada de sexta (4)

Bom Dia Brasil - TV Globo

Praticamente todo o Nordeste ficou às escuras. Curto-circuito em linha de transmissão entre Bahia e Pernambuco pode ter causado a pane.
imprimir

Praticamente todo o Nordeste ficou às escuras na madrugada desta sexta-feira (4). Em algumas cidades, foram mais de três horas sem energia. A noite e a madrugada foram complicadas.

O apagão começou por volta das 23h20, e a energia começou a ser restabelecida na região por volta das 2h. Foram, ao todo, oito estados com áreas sem energia elétrica: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Só não teve problema no Maranhão.

As informações são preliminares. O que se sabe, a princípio, é que houve um curto-circuito numa linha de transmissão entre a Bahia e no município de Jatobá, no interior do sertão pernambucano. Essa pane fez com que o sistema de proteção fosse ativado. Três usinas foram automaticamente desligadas por causa desse sistema de proteção. É normal que isso aconteça, mas em geral as usinas são religadas. Mas o defeito persistiu e se propagou como um vírus para outros estados.

Na Paraíba, o comércio ficou à luz de velas. O clima de insegurança ficou muito grande nas ruas, porque só havia iluminação do farol dos carros. Pela manhã, já pode se sentir os reflexos desse apagão: os jornais de Pernambuco, que logo cedo estão nas casas e bancas, não haviam chegado, porque as gráficas passaram a madrugada com problema, sem funcionar.

O que diz a Chesf, empresa responsável pelo fornecimento de energia no Nordeste?

Segundo Mozart Bandeira, diretor de operações da Companhia Hidrelétrica de São Francisco (Chesf), componentes eletrônicos mantêm uma hidrelétrica. A subestação Luiz Gonzaga, que fica em Jatobá, sertão de Pernambuco, teve um problema e mandou um comando falso para a subestação.

Seis linhas de 500 mil volts, linhas de alta tensão, foram prejudicadas e a estação totalmente desligada. Isso provocou o desequilíbrio completo no sistema atingindo três usinas: Paulo Afonso, na Bahia, a hidrelétrica de Itaparica, em Pernambuco e Xingó que fica entre Alagoas e Sergipe. Por isso, teria acontecido o apagão entre 23h20 e 23h30, horário do Nordeste, até 2h30 e 3h.

 
  Veja mais