Hoje lembraremos de uma das pessoas mais conhecidas de Santana do Ipanema. Você certamente o conhece: João Agnelo dos Santos. Fácil não? Daremos mais uma dica: Fala mansa, anda lentamente, conversa pouco e é lacônico nas respostas. Aficionado por rádio, não desgruda um instante sequer do aparelho. Conseguiu decifrar a charada?
Na lida diária escolheu a canção como trilha sonora, saindo a cantarolar pelas ruas, becos e ladeiras “Meu calhambeque bip, bip”. Com o passar do tempo, o tema se incorporou ao personagem. Trata-se de trecho de versão de Erasmo Carlos para a canção “Road Hog” de autoria do cantor e compositor americano John D. Loudermilk (1934-2016), conhecida como “O calhambeque", gravada por Roberto Carlos em 1963.
Estamos falando do popular Calhambeque. Nem ele mesmo se lembra com precisão de quem o batizou. Porém, segundo Hélio Moreira que testemunhou o início da sua trajetória de fretista popular das feiras de rua, cantarolando o jargão: “Meu calhambeque bip-bip”, concluiu que fora ele mesmo o autor. O homenageado tinha um carrinho de mão cujo título da música estava estampado na dianteira do rústico veículo que transportava pequenas compras e objetos de quem dele precisasse. Quando indagado sobre a origem do seu codinome é comum vê-lo atribuir a outrem. É mais prático do que vasculhar memórias embaralhadas no quebra-cabeça existencial.
Clique Aqui e veja o texto completo
Blogs: Nome de Música
LiteraturaPor João Neto Félix Mendes - https://www.apensocomgrifo.com 18/08/2022 - 08h 10min Jean Souza - www.sertaonahora.com.br

“Calhambeque” chega a pé no drive thru e é vacinado contra Covid-19 - Março de 2021
Comentários