Ao formular a pergunta-título, girava na minha cabeça a vacina contra o novo Corona vírus. Do jeito que ela está aí, joguei-a no Google. O que deu-me o aplicativo da internet: Diversos sites que exploram um jogo, bastante popular, de perguntas, as mais inusitadas, com opções de resposta ainda mais esdrúxulas. Do tipo: “O que você prefere: Rir incontrolavelmente quando estiver triste, ou chorar como um bebê quando estiver feliz? Daí, os sites se especializaram, alguns com temas bem bizarros, ou só de esportes, para adolescentes, sexuais etc. Não recomendo.
Fui às minhas reminiscências, buscar algo parecido, lá na infância. O máximo que consegui foram os questionários de perguntas que as meninas faziam, entre as amigas e as colegas de escola. Questionavam entre si, sobre as preferências, no cotidiano de uma jovem daquele tempo. Sobre, que marca de perfume preferia? pra que time torcia? que marca de chiclete preferia? e por aí ia.
Sobre a questão das escolhas. E consequentemente das ofertas. Observo hoje, que no século passado, tínhamos uma outra visão de mundo. No universo dos negócios e serviços tudo era tão polarizado! Havia uma tendência natural ao extremismo. Por exemplo, bicicleta, havia duas marcas de destaque: Monark e Caloi, Posto de combustível: Atlantic e Texaco, Marca de geladeira Kelvineitor e Brastemp, Marca de televisão, e outros eletrônicos: Philips ou Semp. Marcas de sabonete mais famosas: Phebo e Alma de Flores. Liquidificador: Arno e Britânia. Creme Dental: Kolynos e Colgate. Lâmina de barbear: só lembro da Azul, da Gillette; caneta: Bic. inseticida: Detefon e Baygon, pente: Flamengo ou Condor; Desodorante: Avanço ou Contouré; Creme capilar: Trim; de barbear: Bozzano. Café: Afa ou Pilar; refrigerante: nesse caso havia várias opções: guaraná, coca-cola, fanta, crush, fratellivita. Ainda assim, dividiam-se em pretos e alaranjados. Antiácido: Alkaseltizer ou Sonrisal.
Cliaue Aqui e veja a crônica completa
Colunistas: QUAL VOCÊ PREFERE?
LiteraturaPor Fábio Soares Campos 23/01/2021 - 21h 10min Reprodução Internet

Comentários