Uma professora da rede municipal de ensino de Major Izidoro, se deparou com dificuldades para realizar atividades com um aluno deficiente visual na sala de aula de ensino regular.
Diante de tal situação, as Coordenadoras Marlete Pereira e Marivânia Martins com o apoio do Secretário André Pereira e da Prefeita Santana Mariano, convidaram a professora Claudivânia Mendonça, - fundadora da ONG ADEVIP, situada em Palmeira dos Índios, para ministrar o curso de leitura e escrita Braille para professores, auxiliares e assistentes individuais dos alunos deficientes.
O curso teve início maio/2019 e será concluído no dia 31 de agosto do corrente, no auditório da SEMED, totalizando com carga horária de 60 horas.
Além das aulas teóricas, foram realizadas oficinas práticas, nessas oficinas foram confeccionados materiais didáticos que auxiliam na realização do atendimento dos alunos. Atividades como essas deixam nossos educandos motivados e valorizados, agregando conhecimento à sua aprendizagem – destacou a professora Marivânia Martins.
A reportagem do Portal Maltanet acompanhou a oficina que foi realizada no último sábado (10) e pode ver o trabalho dos participantes na confecção dos materiais que serão utilizados.
A professora Marivânia Martins falou a nossa reportagem sobre o curso de Braille. Confira no vídeo.
Instituto ADEVIPI ONG realiza curso de Braille em Major Izidoro
EducaçãoPor José Malta Fontes Neto-Jornalista MTE/AL 1740 12/08/2019 - 23h 05min José Malta Fontes Neto

Sobre o Instituto ADEVIPI ONG
A ONG tem 34 alunos matriculados de variadas deficiência. O mais novo tem 3 anos com deficiência visual e mais velho 68 anos.Atende alunos do município de Palmeira dos Índios e região. Alunos da rede municipal, estadual, privada, a maioria é alunos que não frequentam mais a escola pública devido terem concluído o nível escolar, outros são aqueles que não se adaptaram na sala de aula regular.
A instituição tem um grupo de alunos com Deficiência auditiva e surdez que faz o coral Mãos que Cantam e Encantam. São oferecidos cursos básicos de libras e Leitura e Escrita Braille. Atende também alunos com deficiência auditiva e surdez
A ONG não tem nenhum convênio, é mantida com doações e com os cursos que são oferecidos na entidade.
A idealizadora e mantenedora da ADEVIPI, Claudivânia Mendonça é pedagoga, pós graduada psicopedagogia e pôs graduada em Atendimento Educação Especializado e Educação Especial. É ou Instrutora de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
Vejamos o que a professora Claudivânia Mendonça disse sobre a instituição e sobre o curso que ora ministra em Major Izidoro.
A seguir algumas fotos das atividades do Instituto ADEVIPI ONG
Comentários