Em solenidade prestigiada por diversas autoridades, presidente da Câmara, Kelmann Vieira, concede honraria a Marco Aurélio Mello
O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PMDB), entregou hoje (22), o título de Cidadão Honorário de Maceió ao ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). A honraria foi possível graças à aprovação por unanimidade pelo Plenário da Casa do Decreto 579/2015. A solenidade aconteceu no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e reuniu diversas autoridades civis e militares da Capital e de Alagoas, entre elas, o governador Renan Filho (PMDB), o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e os deputados federais Ronaldo Lessa (PDT) e Paulo Fernandes, o Paulão (PT).
Também prestigiaram a solenidade o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador João Azevedo Lessa; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, Maurício Breda; o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga Neto; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coelho; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Maria Cleide Bezerra, a deputada estadual, Jó Pereira; o secretário de Estado do Amazonas em Brasília, Mário Manoel Coelho de Mello e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, Thiago Rodrigues de Pontes Bomfim.
Acompanharam o presidente Kelmann Vieira, os vereadores Dudu Ronalsa (PSDB), Galba Netto(PMDB), Silvânio Barbosa (PSB), Luiz Carlos Santana (DEM), Silvio Camelo (PV), Eduardo Canuto (PV),Antonio Hollanda (PMDB) e Chico Filho (PP).
Em seu discurso, Kelmann Vieira destacou a probidade do homenageado em todos os cargos que ocupou ao longo da vida pública, seu conhecimento jurídico e as qualidades pessoais. ?O ministro Marco Aurélio Mello tem laços familiares com Alagoas. Mas, mais do que isso, sempre teve uma forte relação com o Poder Legislativo Municipal, onde alguns integrantes da sua família foram vereadores e de seu tio José Afonso de Mello, que foi deputado estadual e ex-presidente da Câmara de Maceió no biênio 1948/1949, justamente na primeira e segunda sessões legislativas após o Estado Novo?, disse.
O presidente da Câmara afirmou que ao homenagear o ministro, o Legislativo municipal também homenageia as ciências jurídicas e a contribuição dos grandes juristas alagoanos na formação do pensamento jurídico nacional. ?O título transcende ao reconhecimento pessoal do valoroso magistrado, pois na sua pessoa, alcançamos e estamos homenageando também a corte guardiã da Lei maior do país?, observou.
O presidente discorreu ainda sobre a trajetória profissional, desde a formação pela Escola Nacional de Direito, no Rio de Janeiro à nomeação para a corte mais alta da Justiça brasileira em 28 de maio de 1990. ?Ele é de uma carreira jurídica brilhante, não só como juiz, mas como professor da Universidade de Brasília (UNB)?, destacou.
Segundo a falar, o ministro agradeceu a homenagem e disse que era ?com orgulho que passava a ser um cidadão de Maceió, a cidade sorriso?. Ele também destacou sua vida pública, os vários cargos que ocupou até chega ao Supremo e afirmou que ?os anos correm, mas não envelhecem o espírito?.
CRB OU CSA - Já o prefeito Rui Palmeira destacou o orgulho de toda Maceió de ter o ministro Marco Aurélio Mello como um cidadão da capital alagoana. ?As ligações do ministro deixam de ser apenas familiares para se tornar ainda mais fortes?, afirmou e, em tom de brincadeira, disse que Marco Aurélio agora tem que escolher qual time de Maceió vai passar a torcer entre o Clube de Regatas Brasil (CRB) e o Centro Sportivo Alagoano (CSA).
O governador Renan Filho parabenizou o presidente da Câmara e os demais vereadores, que aprovaram a proposição, pela iniciativa de aproximar ainda mais o ministro com Alagoas e com Maceió. ?Pelos laços familiares que possui com a terra alagoana, ele nunca foi um forasteiro no nosso Estado. O ministro sempre esteve por aqui, ora visitando os parentes, ora passando férias e curtindo nossas melhores praias?, disse. ?Maceió tem agora mais um filho do coração?, completou.
Já o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o alagoano Humberto Martins, também parabenizou a iniciativa do presidente da Câmara, Kelmann Vieira, em propor a homenagem e ressaltou as qualidades éticas e morais do ministro Marco Aurélio Mello. ?O ministro é um exemplo de juiz, de jurista, por isso, ele é uma pessoa de reconhecimento nacional e até internacional, que agora nos honra em ser também um maceioense?, afirmou.
Ministro do STF é homenageado com título de Cidadão Honorário de Maceió
PolíticaPor Dicom Câmara de Maceió 22/05/2015 - 16h 22min Assessoria

Ministro do STF é homenageado com título de Cidadão Honorário de Maceió
Comentários