Alagoas terá 35 mil cotas no Garantia Safra para o período 2013-2014

Geral

por Diego Barros - Ascom/Seagri

Secretário José Marinho destaca que aumento das cotas beneficia mais agricultores

Número maior foi solicitado ao MDA pelo Governo do Estado para incluir ainda mais agricultores

Alagoas terá 35 mil cotas no Garantia Safra para o ano agrícola 2013-2014. O pedido foi feito pelo Governo do Estado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para contemplar um número maior de agricultores familiares do Semiárido que podem ter perdas em virtude da seca. Se isso ocorrer, eles recebem um seguro de R$ 850 para compensar os prejuízos.

?A demanda foi feita ao MDA também em virtude da superação da meta de inscrições para o período 2012-2013, que era de 30 mil cotas. Numa parceria entre Seagri e Emater, conseguimos inscrever 34 mil agricultores, uma marca histórica. Agora, com a ampliação das cotas já confirmada pelo ministério, queremos sensibilizar ainda mais produtores, uma vez que o Semiárido está sujeito a secas prolongadas e temos que conviver com elas?, destacou o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

O programa atende a 35 municípios do Agreste, Bacia Leiteira e Médio e Alto Sertão, cobrindo as culturas de feijão, milho, algodão, mandioca e arroz. O Garantia Safra é formado por um fundo solidário, com a colaboração dos agricultores, das prefeituras, do Governo do Estado e da União.

Sem inadimplência

Em reunião no MDA, em Brasília, o coordenador estadual do programa, José Antônio dos Santos, foi informado de que Alagoas é o único dos 10 Estados contemplados pelo Garantia Safra onde não há inadimplência dos municípios. ?Todos estão em dia com suas contribuições, o que é muito bom para o Estado e para os agricultores, que têm a certeza de que vão receber o benefício em caso de perda?, destacou o coordenador.

Outras informações sobre o programa podem ser adquiridas por meio do telefone (82) 3315-3668, das 8h às 14h.

Comentários