Pessoas descontentes com a eleição de Dilma Rousseff (PT), atribuíram aos eleitores das regiões Norte e Nordeste peso decisivo no resultado do segundo turno, neste domingo (31), e agiram de maneira preconceituosa em diversas redes sociais, especialmente no twitter.
Com a eleição da primeira presidenta do Brasil, especialistas acreditam que possa se diminuir o preconceito de gênero na política, entretanto, um outro tipo de preconceito foi reanimado logo após as eleições, o preconceito entre as regiões brasileiras.
A polêmica
As mensagens tiveram início quando se achou que a eleição da petista se deu pelos seus votos na região Norte e Nordeste. Por conta disso, alguns internautas, principalmente pelo Twitter, passaram a creditar a vitória de Dilma à votação nessas regiões.
O principal sintoma da polêmica em torno dos votos da região Norte e Nordeste foi a hashtag #nordestisto, que ganhou os Trending Topics do Twitter e ficou no topo da lista de assuntos mais comentados durante toda a manhã desta segunda (1). Entre os assuntos também estavam às expressões Norte/Nordeste e Sul/Sudeste.
Ao que tudo indica, a expressão "nordestisto" veio de uma mensagem de um usuário postada no Twitter que incitava a violência às pessoas que nasceram no Nordeste e que se mudaram para São Paulo. No tweet, estava escrito: "Nordestisto (sic) não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!",
A mensagem viralizou na rede, mas a conta desapareceu na manhã do dia seguinte às eleições. Muitas pessoas, revoltadas com o teor do tweet, registraram a mensagem e passaram a denunciá-la como preconceito.
Números conprovam: Dilma se elegeria sem contar com os votos do Norte e Nordeste
Os números oficiais mostram que os nordestinos apenas aumentaram a vantagem que a futura presidente obteve no resto do País. Considerando apenas Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, ela somou 1.873.507 votos a mais do que o tucano José Serra.
E, antes que novos discursos discriminatórios - canalizados contra o Nordeste na internet - se direcionem a outro alvo fácil, o Norte, vale destacar que Dilma também ganharia a eleição sem o saldo positivo de 1.033.802 votos com que os nortistas lhe agraciaram.
O Sudeste deu à petista 1.630.614 eleitores a mais do que seu adversário. Esta quantidade supera em 839.695 votos a soma das vantagens que Serra teve no Sul, 656.485, e no Centro-Oeste, 134.434.
Embora o candidato tucano tenha acumulado 1.846.036 votos a mais do que Dilma em São Paulo, ele perdeu no segundo e no terceiro maiores colégios eleitorais do País, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente com saldo negativo de 1.797.831 e 1.710.186.
Brasileiros se reúnem contra o preconceito
Usuários criaram uma conta no tumblr (sistema de rede social e micro-weblog que permite aos seus usuários compartilhar links, textos, vídeos, e áudio) para reunir todas as manifestações preconceituosas (de pessoas do sul e sudeste com pessoas do norte e nordeste). O endereço é http://xenofobianao.tumblr.com
Preconceito contra nordestinos marca pós-eleições
GeralPor redação 01/11/2010 - 19h 45min Reprodução

Mensagem de preconceito regional postada no twitter
Comentários