NÃO SER... SER! Viver um grande desafio

Crônicas

por Maria Luciana da Silva Barbosa (*)

A obra do Padre José Neto de França NÃO SER... SER! - Viver um grande desfio é dividido em duas partes. A primeira que é Viver um grande desafio é apresentada em prosa. Inicia logo com “Não é fácil viver, como não é fácil morrer”, responde as perguntas que todo seu humano já fez para si mesmo, como por exemplo: O que é a vida? O que é a alma? Quem somos? De onde viemos e etc. Tudo isso ligado a Deus.
Deus antes de tudo escolheu como o homem vai vir ao mundo, mas ele dá o direito de ter suas escolhas. Fala também sobre o acaso, pois na sua opinião não existe. Pra ele o acaso foi só um meio que o ser humano encontrou para não dar-se o trabalho de batalhar para uma vida melhor. Enquanto o homem viver terá várias escolhas para ser verdadeiro ou mentiroso. Corajoso ou medroso, original ou falso, cabe a ele escolher o seu caminho e se escolher o caminho certo, Deus dará uma ótima vida.
Muitas pessoas se perguntam “O que é a morte? Ninguém pode ter uma resposta certa, mas todos nós um dia vamos morrer.
Segundo São Paulo a morte não passa de uma passagem necessária para se chegar a plenitude.
Na segunda parte é “Para você exercitar seu pensar”, e vários observamos vários poemas. Um dos que eu achei mais interessante foi “VIDAS”.

“Vidas se cruzam...
Se separam!
Vidas se amam...
Se odeiam!
Vidas se elevam...
Se declinam!
Vidas se ajudam...
Se atrapalham!
Vidas que transmitem paz...
Que espalham guerras!
Vidas que buscam a Deus...
Que procuram o nada!
Vidas Santas...
Profanas!
Vidas...

O autor também fala em seus poemas do crescimento das pessoas, de quando era criança até ancião.
Em resumo o livro NÃO SER... SER! - Viver um grande desafio deixa bem claro a vida do ser humano, desde suas atitudes e sentimentos até a vida e a morte. Nos deixa mais próximos de Deus e nos mostra o caminho para seguir em frente e saber o certo.

Santana do Ipanema – Junho de 2013


(*) Maria Luciana Silva Barbosa é aluna do 9º ano do turno noturno da Escola Municipal de Educação Básica São Cristóvão – Santana do Ipanema.

Comentários