ZÉ MALTA E O REMÉDIO PRA PARAR DE FUMAR

Histórias Engraçadas

Fábio Campos

Na Praça do Monumento, os meninos da geração anterior a esta, brincavam brincadeiras interessantes. Juntar as embalagens vazias dos maços de cigarro, era uma delas. Nas mãos da meninada, os rótulos viravam “dinheiro”, que nada comprava, mas tinha valor de escambo. Trocavam-se as notas, como eram chamadas, por chimbra, pião, peteca, ferro de finca, time de botão, figurinhas de álbuns e etc.

Pra cada marca de cigarro, um determinado valor do rótulo e quanto mais difícil de conseguir, mais valor tinha. Por conta disso, alguns fumantes eram visados pelos meninos. Na intenção de angariar deles, as carteiras de cigarro vazias. Idelzuito Melo, fumava Carlton, Fernando Nepomuceno fumava Cônsul depois passou pra Charm, Seu Zé Malta e Ernandes Brandão fumavam Hollywood, Seu Praxedes, motorista de Dr. Jório: Continental, como também Seu Bêbe, pai de Homero. Seu Alberto Agra e Izaias Rego gostavam de fumar charutos e cigarrilhas, nesses casos, vinham em caixinhas, sem valor “comercial” para a brincadeira.

Dr. Adelson, como estava tentando deixar o vício, não comprava mais de carteira fechada, comprava só três cigarros. Segundo ele: Um, pra depois de cada refeição “importante”.

E assim, toda de manhãzinha, todos eles, mais Seu Marinheiro, Abílio Pereira , Firmino barbeiro e outros não fumantes e ex-fumantes, passavam na mercearia de Seu João Soares pra tomar um cafezinho, prosear um pouco. E partir pra lida diária.

Numa dessas manhãs em que conversavam, Idelzuito reclamava que precisava parar de fumar. Que o cigarro estava-lhe fazendo mal. E que tinha vontade de parar, mas não conseguia. Já tentara, mas sem sucesso. Disse que comprou umas piteiras que diminuíam a inalação de nicotina. E agora, ia comprar um remédio pra parar de fumar. Seriam cápsulas, pra ingerir uma por dia e mais umas pastilhas pra colocar na boca, toda vez que viesse a vontade de fumar. Só que, dizia ele, eram muito caras.

Meu pai que estivera calado até então, declara:

-Ah! Mas vocês não estão sabendo?

-De quê? Todos queriam saber.

-Zé Malta descobriu um remédio pra parar de fumar! Diz que tomou. Pronto... Parou de fumar na mesma hora!

-Ah! Esse, eu quero! Disse Idelzuito animado.

Nisso vai chegando Zé Malta. E é logo indagado, por Idelzuito:

-Ô Zé, que remédio foi, que tu tomou pra parar de fumar?

-Muito simples. Tomei vergonha na cara!

Risos geral.

Santana do Ipanema - AL 27/08/2009

Comentários