INVERNO, PRIMAVERA, VERÃO

José Malta Fontes Neto

Com muita alegria acabo de ler o décimo quinto livro do confrade Djalma de Melo Carvalho, um dos maiores cronistas de nossa terra.

Em 2021, com ainda a pandemia do novo Coronavírus, Djalma lançou o seu décimo quarto livro, intitulado Sertão, Trovoada e Pandemia e afirmava que seria o último, mas eu tinha certeza que não seria assim, pois se é uma das coisas que o autor gosta é de escrever, e o faz por prazer.

Pois bem. Assim que recebi o livro, enviado por ele, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, de imediato abri o pacote e já me debrucei nos elementos pré-textuais como opiniões e o texto introdutório, que Djalma chama de Começo de Conversa.

Não li de um fôlego só, pois as inúmeras atividades que tenho não me deixam fazê-lo, mas em todos os momentos que era possível estava de posse da obra e em pouco mais de quatro dias estava terminada a leitura.

Inverno, Primavera, Verão, assim como os outros, é um livro em que Santana do Ipanema está escancarada nas suas diversas formas. Djalma não perde a oportunidade de, mesmo com temas diferentes, incluir a sua terra natal na história.

São crônicas altamente educativas, pois o autor aproveita as temáticas do cotidiano para apresentar os aspectos históricos. O leitor pode conferir a crônica CÂMARA JÚNIOR INTERNACIONAL, movimento fundado por ele e outros jovens santanenses, que teve uma atuação nos movimentos sociais da época, como por exemplo a dinâmica do professor Sílvio Hermano de Bulhões para sepultar a cabeça do seu pai, o cangaceiro Corisco, e as outras expostas no Museu Nina Rodrigues, hoje Estácio de Lima, na cidade de Salvador. Fato esse devidamente apresentado pelo professor Sílvio, no seu livro MEMÓRIA E REFLEXÕES DE UM FILHO DOS CANGACEIROS CORISCO E DADÁ, lançado no último sábado, 11 de fevereiro de 2023, em nossa cidade, com a participação deste cronista e do escritor Djalma de Melo Carvalho, dentre outras personalidades que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores.

Outra crônica bem interessante no aspecto histórico é CRISTÃOS NOVOS E SOBRENOMES (Carvalho 2023 P.49).

Djalma, em todos os seus livros, faz uma volta ao passado e lembra de personagens que marcaram a nossa Santana do Ipanema. Nesse, destaco uma pessoa que eu tive o prazer de conhecer e até conversar sempre, o seu Dermeval Pontes, retratado na crônica DERMEVAL PONTES E SERENATAS (Carvalho, 2023 p. 67).

Quero agradecer ao autor a citação do nosso nome e da nossa editora na crônica DIA DO VENDEDOR DE LIVROS (Carvalho 2023 p.71).

Deixo aos leitores a curiosidade de percorrer as 52 crônicas que compõem essa obra e parabenizar ao autor por nos brindar com um conteúdo tão importante para a nossa literatura.
Como tomei conhecimento, esse livro foi distribuído para uma plêiade de amigos do autor, com um pedido para, caso seja possível, uma contribuição para o Lions Club, especificamente para o combate ao Câncer Infantil, movimento liderado em Alagoas e no distrito da instituição, pela esposa do escritor Rosineide Lins.

Djalma me confidenciou que fará, a exemplo dos outros livros, o lançamento aqui em Santana do Ipanema, em março de 2023, com o mesmo intuito, toda a renda vai para a causa Leonística, citada anteriormente.

Parabéns, Djalma! Já estou no aguardo do próximo livro.

Santana dos Meus Amores, fevereiro de 2023

Comentários