O Ministro é da Viçosa

José Avelar Alécio


O ex-presidente da UNE e combativo líder estudantil dos anos noventa e atual deputado federal por São Paulo, alagoano Aldo Rebelo,palmeirense roxo é natural da histórica princesa das matas, Viçosa.
Conheci Aldo Rebelo em Maceió, quando estudei com o mesmo no curso secundário. Depois, perdi contato com o mesmo, somente vindo a ter notícias durante sua ascensão no movimento estudantil e tempos depois na política partidária do estado de São Paulo.
Aldo era franzino, inquieto e combativo, a cara do nordestino! “Sou da Viçosa”, dizia ele.
Teve marcante passagem pelo movimento estudantil, chegando a presidir a UNE. Conta-se que durante sua campanha, visitando uma instituição de ensino paulista, foi humilhado por um professor preconceituoso em relação ao nordeste e até certamente por vê-lo franzino (ainda o era) em uma das salas de aula que visitava. Rebelo não se fez fraqueza...pegou o preconceituoso pela beca e dissera mais ou menos assim: “sou nordestino, cabra da peste, me respeite”. Não precisa dizer que a classe inteira o aplaudiu.
Aldo militando no PCB-SP sempre teve reconhecimento e conseguiu ascensão , chegando a ocupar cargos importantes no governo. O político assume um ministério que cresce em importância pela coordenação dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, mas que passou os últimos tempos envolto em críticas e denúncias de desvios de recursos e em conflitos recorrentes com a Fifa sobre as exigências para o Mundial que se aproxima.

Aldo Rebelo foi indicado pelo partido para ocupar a vaga de Orlando Silva, que deixou o cargo na quarta-feira após acusações de desvio de dinheiro público justamente na parceria com ONGs. Com a escolha, a pasta continua sob domínio da legenda( PCdo B), que comanda o ministério desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Após ser anunciado como o novo ministro do Esporte, demonstrou mais uma vez seu perfil: (1) afirmou que irá defender maior rigor nas parcerias com ONGs e que, se depender dele, não haverá novos convênios. "O ministro e o ministério não pretendem fazer mais convênios com ONGs", afirmou. A intenção seria firmar parcerias apenas com órgãos públicos, como prefeituras;
(2) Novo ministro do Esporte reforça a independência na relação com a Fifa, afirma, com convicção: 'Onde o governo julgar que não deverá fazer concessões, não serão feitas';
Questionado se as doações de patrocinadores da CBF à sua campanha à Câmara lhe trazem algum constrangimento, Rebelo fez questão de dizer que elas têm respaldo legal e foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral. "[Isso] não atingirá e não atingiu a minha independência.”

O ministro revelou que vai buscar a ajuda e a orientação de Orlando Silva - cujas acusações contra seu nome sequer foram provadas e optou por sair, sob pressão, para se defender e evitar tumultos no ambiente - para entender melhor o funcionamento do setor, mas já avisou que vai mexer no time. Evitando "condenações", ele diz acreditar no colega, a quem vai recorrer para entender o mínimo sobre a confusão em que está entrando.
Vamos torcer para que o viçosense desenvolva a contento sua missão neste novo ministério. O assunto não lhe inteiramente estranho.
Felicidades, ministro Aldo Rebelo!

Comentários