PELO SINAL.

Fábio Campos

Parecia que a semana ia passar, sem que eu conseguisse algo pra compor a crônica do final de semana. Mas como pescador de palavras que me sinto, e me auto-defino no momento. E pescador vocês sabem, tem que ter paciência de Jó. Mas também são tremendos mentirosos!

Na verdade, deu pra fisgar algumas palavras, que nem tive tempo de anotar. Por exemplo: “Diáspora”. Pesquei na fala de um dos entrevistados de “Conversa com Bial” numa destas madrugadas.

“Diáspora: subst. Fem. 1-história: dispersão dos judeus, no decorrer dos séculos, por todo o mundo; 2- dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa ou étnica. Fonte: Google.com.br

Mas o que salvou mesmo a pescaria dessa semana foi um exemplar da revista Ciências Hoje (de outubro de 2018). Encontrada por acaso, numa mesa da escola. Na página 5, matéria assinada pelo estudioso de filologia e linguística professor José Pereira da Silva com o sugestivo título: “Qual a Origem dos Sinais de Pontuação?”

“Segundo Robert Lawrence Trask, no livro Dicionário de linguagem e linguística (editora Contexto, 2015), pontuação é um sistema convencional de marcas que representam informações sobre a estrutura de um texto escrito.(...) Foram os gregos, na Biblioteca de Alexandria, que introduziram a primeira pontuação conhecida, para facilitar a oralização de importantes obras escritas(...) Os oradores gregos, preparando seus discursos, acharam interessante acrescentar marcas a seus textos para lembrá-los dos pontos onde deveriam fazer pausas breves ou mais significativas, onde deveriam elevar a voz etc. Essas marcas foram a primeira forma de pontuação.

Só na Idade Média, principalmente no período carolíngio (entre os anos de 751 e 987), foi incrementado um conjunto de sinais de pontuação para indicar aspectos estruturais do texto, e não pausa para respirar.”
Sem querer colocar minhocas na cabeça: Por que no idioma inglês as palavras não têm acento? Uma busca no Yahoo/respostas e...

“Pois bem, a língua inglesa permite acentos apenas em palavras provenientes de língua estrangeira, exemplo: “café”, “fiancée” “resumé” dentre outras. Em termos de origem, tanto o inglês (língua germânica) quanto o português (língua latina) pertencem ao mesmo ramo: das línguas indo-européias que eram similares até antes de 500 a.C. A partir daí ocorreram mudanças entre elas, inclusive no modelo de acentuação no nível das palavras até se tornarem o que são atualmente.

Veja um trecho da Wikipédia sobre isso: “As maiores mudanças que produziram a diferenciação fonologicamente consiste em: desmembramento em várias vogais, mudança no modelo de acentuação e reduções e perdas em sílabas não tônicas. Por exemplo a consoante “d” se converteu em “t” [ Latim “duo”, Inglês “two”]; O “k” ou “c” passou a “h” [ Latim: “collis”, inglês: “hill”]; um “t” em “th” [Latim: “tonitus”, inglês “thunder”]; um “p” em “f” [ piscis/ “fish”]; e um ‘g” em “k” ou “c” [ager/acre]. Estas características foram descritas em detalhe no século XIX pelo filólogo Alemão Jacob Grimm (que com seu irmão Wilhelm são autores dos famosos Contos dos irmãos Grimm) Fonte Yahoo/respostas by Camilly.”

Com vimos o inglês praticamente não utiliza acento gráfico nas palavras. O espanhol chega a usar alguns até de modo estranho para nós ( um acento de interrogação invertido no início da frase). Já o francês abusa deles, a ponto de acentuar não apenas vogais, mas também consoantes. E chega a colocar vários acentos numa única palavra.

Afinal, para que serve mesmo o ponto de interrogação invertido no início de uma frase em espanhol?

“Para quem está estudando espanhol, se deparar com sinais de pontuação invertidos, pode parecer estranho à primeira vista. Assim como o ponto de exclamação invertido( ) é usado para frases afirmativas, o ponto de interrogação invertido( ) diz respeito as orações interrogativas. Quando Usar? A norma culta do espanhol exige o uso desses sinais, mas é aceitável o esquecimento na escrita coloquial. Fonte: wizard.com.br”

Ah! Quanto ao “Pelo sinal” que nós cristãos católicos fazemos, traçando três cruzes: uma na testa, uma na boca e uma no peito:

“O sinal da cruz não é um gesto ritualístico, mas uma verdadeira e poderosa oração. É o sinal dos cristãos. Por meio dele muitos santos invocaram a proteção do Altíssimo. Através dele pedimos a Deus pelos méritos da Santa Cruz de Seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele nos livre dos nossos inimigos, e de todas as ciladas do mal, que atentam contra a nossa saúde física e espiritual.
Com a cruz na testa pedimos a Deus que nos dê bons pensamentos, nobres e puros. E quer afaste de nós os pensamentos ruins, que só nos causam mal; Com a cruz que fazemos na boca pedimos a Deus que de nossos lábios só saiam louvores. Que nosso falar seja para a edificação do Reino de Deus; a cruz sobre o coração para que em nosso coração só reine o amor e a Lei do Senhor. Fazendo-nos verdadeiros adoradores. “Em Nome do Pai do Filho do Espírito Santo é ato de livramento. Deve ser feito com a mão direita. Traça-se uma cruz da testa, ao ombro esquerdo depois o direito e por último ao abdômen citando as três pessoas da divina trindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Fonte: PT.alanteia.org"

Piadas pra encerrar. De um site [feedbuzz.com] com as 100 piores piadas (ilustradas), algumas dá pra digerir:

“Essa é a Conceição. Ela tirou 4 na prova de final de ano. Mas ficou com 10. Porque 4 Conceição 10.”

“-Sabia que as “caixas pretas” dos aviões são laranja? -O que? Não são caixas?”

“sabe o acontece quando um jabuti entra em extinção? Jabuticaba”

BATMAN e ROBIN: -Robin, o Batmóvel não está dando partida. Verifique a Bateria.
-Ok. Mas, o que é uma “eria”?”

“Esta é a Nésia. Ela me convidou pra almoçar. Disse: Não posso estou na Indonésia.”

“Por que a mulher adotou uma garrafa? Porque era uma garrafa pet.”

“Bebeu o suco bem devagar. Daí tomou um sucolento.”

“O cara colocou o livro do Guiness no liquidificador. Pra bater todos os recordes.”

“Se escrever uma carta pra seu cachorro. O poodle não vai ler, nem o Pastor Alemão, nem o vira-lata. Mas o Rottwailer.”

“Na frase: “Proibido Estacionar” qual é o sujeito? Sujeito a guincho.”

Fabio Campos, 22 de Julho de 2019.BOAS FESTAS DE SENHORA SANT'ANNA!

Comentários